Desporto

6.ª Corrida Portucale

Relato do nosso atleta Rui Felgueiras

Esta corrida, realizada a 21 de novembro, para mim foi estranha... primeiro o horário... sim, eu que sou um "rapaz" da manhã, vi-me a acordar na hora que devia estar a apanhar o Álvaro Pinto e tudo o resto foi a correr. Nada de pequeno-almoço, nada dos meus dois cafés, nada de alguma paz para aquecer. Foi estacionar o carro a 500 metros, descer uma rampa e "zás", estávamos na corrida para arrancar. Uma prova às 8h30? Ai, ai, não merecemos...

Com esta onda de tanta pressa, o aquecimento por fazer e uma temperatura bem baixa, claro, os primeiros quilómetros, a 4 minutos por km, pareceram como quem me arrancava as entranhas. O vento frio entrava e eu arfava enquanto tentava também contemplar aquele rio que me gozava: que tranquilidade vinha dali.

O rio Douro é para mim um mundo de recordações; desde lá de cima, na parte do país em que divide Portugal e Espanha, o rio criava uma magia de sons e silêncios que me apaixonou sempre. Outra coisa engraçada é que este circuito, que arrancava do cais de Gaia em direção à Afurada e regressava, naquele horário quase não tinha pessoas a assistir... até os estrangeiros se encolheram com o frio. Bem, a corrida para mim foi até ao km 4 e qualquer coisa... por aí, comecei com uma sensação na barriga da perna que se assemelhava a uma câimbra e que me moeu a paciência até ao final. Estive para parar, mas a teimosia e poder vir a ser ultrapassado pelo Álvaro(!) levou-me a terminar a coisa e no cômputo geral nada mal.

Giro nestas corridas, para nós que não ganhamos nada, é encontrarmos as pessoas que conhecemos, algumas há anos, e conseguir dar o nosso melhor em cada momento. No final fui colecionando caras do nosso Clube, caras famosas de pessoas que utilizam como eu este desporto para serem mais positivas, mais resilientes e com sentido apurado de entreajuda. A todos os que se levantaram para correr pelo Clube, parabéns por mais uma grande participação.

A todos deste Clube desejo um início de aproximação a festas felizes, com as devidas precauções no que concerne a esta pandemia que parece querer arrancar de novo em crescimento... e sem esquecerem os treinos, o desporto e a família.

Confira aqui as classificações dos nossos atletas.

Publicado em 14/12/2021