Desporto

Maratona da Vidigueira 2018 ou...

A "Crónica de um Dia Tórrido em Terras Alentejanas"

Relato de Paulo Fonseca

Prova disputada em pleno mês de agosto, que tem uma envolvência especial, organizada pelos Bombeiros da Vidigueira com o objetivo de angariar fundos para o corpo de bombeiros locais. Aproveitando a oportunidade disponibilizada pela organização aos participantes de desfrutar das piscinas locais e do espaço envolvente para acampar, foi mais que uma só prova, foi um fim de semana de convívio entre amantes do BTT e familiares.

Falando da prova propriamente dita, aproveitei a véspera para fazer um reconhecimento parcial do percurso e desde logo desfrutar da "Bike" em ritmo moderado o que foi um excelente aperitivo para o grande dia.

No "grande dia", os participantes na distância mais longa (70 km) tinham pela frente um percurso rápido entre os vinhedos e caminhos rurais da Vidigueira e arredores, percorridos a alta velocidade sob altas temperaturas.

Existia um escalão único onde me classifiquei em 14.º lugar, concluindo a prova em 2:51:58h, média de 23,5 km/h, ficando a 22 minutos do 1.º classificado.

Por toda a envolvência esta é uma prova a repetir.

Publicado em 13/11/2018