Desporto

Volta às ilhas da Madeira e Porto Santo em bicicleta

Crónica dos Associados Rui Silva e Marília Azevedo

E assim aconteceu e lá fomos dar uma pedalada à Madeira e Porto Santo no início do mês de junho de 2019 em que fechámos o círculo deste ambicioso desafio de pedalarmos por todo o nosso território português.

Fomos ao Arquipélago da Madeira e fizemos a volta às ilhas da Madeira e de Porto Santo. Disseram-nos: "vocês são doidos"; "não sabem no que se vão meter"; "têm amor à vida?".

Foram 250 km bem estudados e preparados e mesmo assim o que fomos encontrar deu luta, e foi a persistência, força e determinação que nos fizeram "trepar as rampas" bastante acentuadas da Ilha da Madeira, pois de facto é uma ilha montanhosa com um terreno muito acidentado e lá vivemos as situações mais difíceis pois tivemos que lidar com inclinações que não estávamos habituados.

Pedalámos também muitos quilómetros em túneis e tivemos que ultrapassar alguns receios em estradas impróprias para quem tem vertigens e outros com riscos de derrocadas. Esta foi mais uma experiência inesquecível... viver esta aventura preparada por nós. Tudo foi preparado ao pormenor, desde as rotas que pedalámos a toda a logística de alojamentos, alimentação, equipamentos e bicicletas.

Felizes e orgulhosos, este foi o nosso estado de espírito. Não conhecemos ninguém que tenha feito algo semelhante. Talvez até possa ser mesmo um feito inédito. Foi um desejo e um objetivo ambicioso, mas conseguimos!

Assim fechámos o nosso périplo de pedalarmos o território português num total de 1.800 km de muitas emoções e experiências inesquecíveis e enriquecedoras.

Abaixo o vídeo da Madeira / Porto Santo e um "refresh" dos Açores e Portugal Continental:

. Madeira (2019)
. Portugal Continental (2018)
. Açores (2017)

Publicado em 09/07/2019