Desporto

11.º BTT Aguiar 2019

Associados mais uma vez presentes na prova de Aguiar e com direito a mais um pódio para Paulo Fonseca

Relato de Paulo Fonseca

Mais um domingo a fazer o que gosto, o que faz com que me sinta um privilegiado! Despertador a tocar às 05h00, para seguir rumo a Aguiar levando na bagagem algumas expectativas de conseguir um bom resultado. A ideia seria levantar dorsais rapidamente para fazer um aquecimento de 30 minutos pois tinha como certo que o arranque seria "a fundo".

Meia hora antes do arranque constato que a box de partida já estava completamente cheia e vi-me forçado a abdicar do aquecimento para não ficar ainda mais atrasado na partida. Os primeiros 10 a 15 km foram sempre a recuperar lugares mas efetivamente nunca consegui ter a perceção do posicionamento dos meus adversários do escalão. Só na 2.ª metade da prova consegui estabilizar com um andamento forte.

A prova em si foi curta para as minhas características mas ainda assim deu para concluir os 50 km em 3.º lugar Escalão M50, 38.º lugar Geral com um tempo de 01h:58m:46s. O percurso não apresentava dificuldades de maior, faltavam algumas subidas, no entanto o piso estava bastante seco, rijo e escorregadio o que originou algumas quedas.

Relato de Luiz Mendes

03:36:56.00, posição 133 de 152 participantes para os 50 Km que na realidade foram só 47... Espero não ter estragado o ranking ao team MBCP.

Partida na sexta com paragem em Vendas Novas para degustação de umas bifanas... Finíssimas mas saborosas e com destino à vila de Alvito. Sábado em estágio gastronómico e uma visita à Decathlon (Évora); já que me esqueci de tudo o que precisava para a prova... E assim chegámos ao dia da "dita".

Com previsão de 37ºc, confirmados, lá me juntei à cauda dos participantes e lá partimos para a planície alentejana que de plano nada tem, mas mesmo assim longe da orografia dos Alpes! Primeiros dois terços com boa temperatura, soprava uma brisa muito agradável assim como os sobros e as azinheiras que davam sombra "q.b."; último terço a brisa "já era" e o Alentejo fez alguma gala da reputação que tem!

Foi a minha segunda prova de BTT e ao contrário de Almourol consegui não cair uma única vez, mais graça aos trilhos, muito fáceis, e menos à técnica... sempre a rolar a bom ritmo lá consegui as 3h36m56s, o que até é bom, na minha perspectiva... bom para mim chegar ao fim é o objetivo... E desfrutar. Percurso bem assinalado o que é importante, já que fiz a prova quase sempre sozinho; cruzei-me com um "Millennium" que também por lá andava a desfrutar do passeio e mais à frente acompanhei um outro parceiro que me confidenciou, à passagem por uma grande plantação de nogueiras, que este tipo de plantação estava a invadir o Alentejo interior à imagem do que já a aconteceu no litoral com os frutos vermelhos.

Não houve churrasco como em Almourol mas os abastecimentos foram "q.b." e bem-vindos. A melancia estava boa e o melão "dulcíssimo"; deve ter havido mais coisas mas já não sobrou para mim. chegada, ainda havia uma "loura" que foi bebida num ápice e após um banho lá rumámos a Lisboa com uma paragem em Vendas Novas para mais umas bifanas e não tendo nada a ver com bifanas, há nesta localidade um restaurante de nome "Canto dos Sabores" que é 5 estrelas e que recomendo vivamente; as bochechas com migas de espargos são uma delícia além de tudo o mais.

Relato de Marcelino Barreto

Presenciei mais uma prova de BTT organizada pelos bons amigos de Aguiar. Estavam cerca de 240 pessoas o que demonstra o bom agrado de todos os participantes. As duas provas percorreram os excelentes caminhos de montados, cabeços e vários sítios de bastante técnica. Terá sido de agrado de todos os participantes. O dia encerrou com mais um almoço/convívio, que terá sido a parte onde de certeza todos estávamos mais à vontade.

Esperamos que para o ano tenhamos mais um BTT Aguiar.

Relato de João Carlos Unas

Esta meia-maratona de Aguiar (30 Km) foi percorrida pelos belos caminhos do montado interior alentejano nesta bela planície, com trilhos relativamente fáceis tecnicamente foi de percurso rápido ser muitas elevações, no meu caso foi a meia-maratona mais rápida que fiz.

Classificações

Vídeo BTT TV

Publicado em 19/08/2019