Desporto

Granfondo de Alpiagra

Américo Ferreira foi o nosso representante na 1.ª edição desta prova que se desenrolou na vila ribatejana de Alpiarça

Conforme a meteorologia previa, o evento desenrolou-se sob temperaturas bem acima do desejável para ciclistas amadores, tendo atingido os 34ºc no último terço da prova.

Não sofri muito o efeito dessas temperaturas, devido ao vento que se fez sentir ao longo de toda a prova, que de algum modo mitigou as dificuldades que as temperaturas elevadas provocam.

Competi na distância média do Granfondo (120 km), tendo sido a minha primeira experiência nestes eventos. A prova não tinha grandes dificuldades relativamente à altimetria, a organização indicava 1.250 D+ e o meu registo no Strava ficou-se pelos 1.038 D+, originando andamentos médios bastante elevados, bem como grandes grupos que lideraram a prova, obtendo médias superiores a 38 km/hora, tendo eu conseguido 28 km/hora - o que, passe a imodéstia, considero muito bom, considerando que em mais de metade da prova não beneficiei de qualquer ajuda (andar na roda de alguém).

Sendo a minha primeira experiência, mantive um andamento cauteloso e constante, de tal modo que apenas fiz mais cerca de 4 minutos na segunda metade do percurso - tendo terminado ainda com algum conforto e energia, tendo obtido o 174.º lugar da classificação geral, entre os 241 finalistas, com um tempo de 04h:23:51.

No escalão de M60 fui o 10.º classificado, eventualmente poderia ter sido melhor caso tivesse havido o escalão a que pertenço (M65), pois nestas idades é normal existirem variações importantes no rendimento desportivo, por cada ano que passa.

Resumidamente, foi uma participação muito positiva a vários níveis - apenas negativa por ser sido o único representante do nosso Clube.

Publicado em 20/09/2019