Desporto

Granfondo Aldeias do Xisto

Nuno Nobre e Fernando Garcia foram os representantes do Clube Millennium bcp no Fundão

Relato do Associado Nuno Nobre

Foi mais uma edição do Granfondo Aldeias do Xisto (29/09/2019), tendo já anteriormente participado duas vezes nas edições que partiram da Lousã. Esta foi a 1.ª vez que participei na edição com partida do Fundão. No mapa marcava 141 km e 2900D+ passando por sítios como as Minas da Panasqueira, Alto do Fajão, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Castelejo, entre outros.

Embora seja natural da Covilhã, era no entanto uma zona desconhecida para mim, mas também sabia que não iria ser fácil devido à orografia do terreno com muito sobe e desce. Tinha como objetivo fazer abaixo das 5h30 e com isso receber o Diploma Gold.

Assim, com partida às 08h00, fomos em direção às Minas da Panasqueira. Eram 28 km onde procurei integrar grupos até começar a subida das minas com 13 km e 6% de inclinação média. Subida feita em bom ritmo mas a pensar nos últimos 4 km onde a dureza seria ainda maior, mas como para uma grande subida vem sempre uma grande descida esta foi feita em alta velocidade e o Garmin indicou-me que tinha atingido neste segmento os 80,5 km/h, numa descida com piso excelente e curvas com boa visibilidade.

Ao longo do percurso fui tentando não ficar sozinho e assim poupar algum do esforço, pedalando em grupo, até que ao quilómetro 110, depois do único abastecimento em que parei, "fiz-me à vida" e parti sozinho até ao Fundão. Eram 30 km onde a percentagem de inclinação era mais reduzida mas as subidas continuavam longas e exigentes em função do ritmo que queríamos impôr, e eu para conseguir o Diploma Gold não podia facilitar.

No fim, chegado à meta em 5h24m11s, com média de 26,5 km/h, lá consegui alcançar o objetivo a que me tinha proposto, daí resultando num 66.º lugar da Geral e um 19.º no meu Escalão.

Publicado em 29/10/2019