Desporto

Volta CBT ao Alqueva 2019

4 Associados marcaram presença na 1.ª volta ao Alqueva, organizada pelo Colinas Bike Tour

Relato do Seccionista Carlos Batista

Tendo já efetuado esta volta em maio na companhia de mais outros 2 associados, voltei a desafiar o Passinhas, ao qual se juntaram o Américo Ferreira e o João Alberto Silva, para repetir em grande parte a volta ao Alqueva que desta vez foi organizada pelo Colinas Bike Tour de Odivelas.

Foram de 2 dias de BTT, com saída da aldeia do Outeiro perto de Monsaraz, em que no primeiro dia percorremos cerca de 70 km, sendo que a principal dificuldade foi a subida a Monsaraz pela antiga estrada romana com uma pendente bastante pronunciada ou não estivesse esta vila a cerca de 320 metros de altitude! A visita ao castelo e a sua imponente vista a 360º sobre todo o Alqueva e arredores, vale a pena todo este esforço.

Neste 1.º dia (12 de outubro), para além da Vila de Monsaraz, tivemos igualmente a oportunidade de visitar as bonitas praias fluviais de Monsaraz e Amieira, o cromeleque do Xerez, os menires do Outeiro e da Bulhoa, passar pelas aldeias de Campino e da Amieira em direção à aldeia de Alqueva onde o grupo pernoitou numa antiga escola primária agora reconvertida num confortável hostel. Aqui pudemos recuperar do esforço despendido sobretudo durante a tarde onde tivemos literalmente que pedalar contra o vento suão.

No dia seguinte, logo pelas 7h30, o grupo arrancou para mais 80 km rumo à Barragem do Alqueva, imponente obra que permitiu criar o maior lago artificial da Europa. Passámos pelas aldeias da Estrela e pela nova aldeia da Luz, onde tivemos a oportunidade de visitar o museu alusivo à antiga aldeia e ao processo de expropriação e realojamento dos seus habitantes na nova aldeia.

Regressámos finalmente à aldeia do Outeiro, no início da tarde, com mais um dia muito passado a pedalar numa região quase sempre com o Alqueva em pano de fundo.

Crónica do Colinas Bike Tour
Vídeo da prova

Publicado em 13/11/2019