Desporto

Granfondo do Algarve 2020

Paulo Fonseca, Nélson Costa e Américo Ferreira foram os representantes do Clube Millennium bcp na prova algarvia

Relato de Paulo Fonseca

No passado domingo, dia 23 de fevereiro, realizou-se o Granfondo do Algarve que este ano teve início em Lagoa. Coincidindo com o último dia da Volta ao Algarve, foi um privilégio poder partilhar o pórtico da partida com alguns dos melhores ciclistas do mundo que marcaram presença na prova algarvia, prova que este ano foi promovida ao novo circuito UCI ProSeries, reconhecida pela UCI (Union Cycliste Internationale), e que agrupa as melhores competições dos circuitos continentais.

Dia solarengo e com algum vento, agradável para a prática da modalidade. Partida da última box junto com o colega e amigo Nélson Costa - fizemos a prova juntos do princípio ao fim! Depois de uma semana de treinos de muita carga física abordei a prova como um "treino em competição" e o Nélson, que se apresentou bem mais forte do que eu, fez questão de seguir ao meu ritmo.

Prova dura com subida ao alto da Foia e passagem por Monchique e Alferce, entre outros locais emblemáticos do interior algarvio. Só a parte do início e a parte final foram algo planas onde se conseguiu rolar a boa velocidade. A repetir!

Registo do meu Garmin

Distância: 121,96km
Tempo de movimento: 3h:56m:10s
Ganho de elevação: 1.999m
Potência média: 228W
Calorias consumidas: 2.861KJ
Velocidade média: 31,0km/h
Velocidade máxima: 66,6km/h
Ritmo cardíaco médio: 148bpm
Ritmo cardíaco máximo: 171bpm
Cadência média: 84
Temperatura: 19ºc

Relato de Nélson Costa

No passado dia 23 de fevereiro realizou-se o Granfondo do Algarve 2020, inserido na Volta ao Algarve, a qual segundo os especialistas teve o melhor lote de atletas profissionais WorldTour (escalão principal de equipas de ciclismo) alguma vez presente em Portugal. Neste pelotão estavam atletas como o nosso campeão do Mundo, Rui Costa, Vincenzo Nibali (vencedor das 3 grandes Voltas), Geraint Thomas (vencedor do Tour em 2018), entre outros.

O Granfondo teve partida e chegada em Lagoa, sendo que este ano o percurso tinha sido alterado e em vez de subirmos ao famoso Malhão, fomos conduzidos para a Foia.

O início de prova foi muito rápido. Saímos em direção a Portimão pela N125, eu saí da última box e tentei chegar o mais à frente possível aproveitando a estrada larga e rápida. A subida à Foia foi feita pela vertente norte, com estradas que não conhecia e que me fizeram ficar com vontade de voltar.

Dados da minha prova:

Distância: 122,05km
Acumulado: 1760
Velocidade média: 31km/h

Relato de Américo Ferreira

Com uma meteorologia primaveril, o evento desenrolou-se com temperaturas amenas, mais propícias para o esforço físico de ciclistas amadores, tendo na minha opinião contribuído para as velocidades médias atingidas na prova, que foram de quase 40 km/hora para o vencedor e no meu caso próxima dos 30 km/hora!

Percurso bem desenhado, com belas paisagens, que nos levou a passar pela ponte sobre o rio Arade (Portimão). Mais adiante, subimos para Casais, onde houve abastecimento e separação de percursos do Granfondo e Médiofondo. Continuámos para as Caldas de Monchique e antes de passarmos por Silves cruzou-se connosco o colega e amigo Pedro Silva (que estava a fazer a sua pedalada descontraída), e me reconheceu (o nosso equipamento é inconfundível!), tendo optado por alterar o seu rumo, acompanhando-me até Lagoa, onde terminou a prova.

Competi na distância média do Granfondo (79 km), tendo sido a minha segunda experiência nestes eventos. A prova não tinha grandes dificuldades relativamente à altimetria, menos de 900m D+, originando andamentos médios bastante elevados, face aos vários grupos de entreajuda que se foram formando.

Não havendo classificação por escalões de idade, obtive o 191.º lugar da classificação geral, entre os 323 finalistas, com um tempo de 02h:45:05.

Em resumo, foi uma participação muito positiva a vários níveis, tendo o privilégio de ter a companhia de mais dois colegas, o Paulo Fonseca e o Nelson Costa, que também participaram, com bons desempenhos no Granfondo.

Publicado em 06/03/2020