Desporto

Campeonato Regional de Rampa da ACL Malveira 2020

Paulo Fonseca sobe ao pódio!

Relato de Paulo Fonseca

Num ano atípico devido à pandemia de Covid-19, em que estamos sem competir desde março, foi neste quente domingo de setembro que voltei a sorrir...

A Associação de Ciclismo de Lisboa (ACL) escolheu a Malveira para a realização do campeonato de rampa, prova que se realizou a 6 de setembro. O percurso basicamente dividia-se em 3 segmentos: o primeiro não muito inclinado, 4% a 6%, que convidada a andamentos fortes; o segundo segmento bastante duro, em que a rampa andava pelos 15%/16%; e o 3.º, com cerca de 8 a 10% de inclinação.

Fiz o reconhecimento prévio do percurso como seria exigido e desde logo decidi que iria arriscar em fazer tudo no prato 52, evitando fazer passagens de mudanças no pedaleiro. Ciente do que esta decisão acarretava, fiz um muito bom aquecimento na pista e fui para a rampa de partida bastante motivado e enfocado no objetivo.

Devido à situação do Covid-19 não foi permitido apoiar a mão para arrancar com os pés já encaixados nos pedais. Fomos forçados a arrancar com o pé no chão o que seria mais uma condicionante em que poderíamos perder alguns segundos caso não fossemos lestos no encaixe.

Arranquei bem, acelerei progressivamente no 1.º segmento; na entrada na parte mais dura reduzi para o 52-28 e assim me mantive sem ir ao limite, mas sempre a roçar os 500w; passada esta parte foi dar tudo ao limite. Rampa bem dura com 1.200 metros de distância que fizeram-me ficar com a boca a saber a sangue (quem pedala sabe do que falo).

Consegui um 2.º lugar no escalão Master 50 para o qual muito tenho trabalhado e de que muito me orgulho. Dou os parabéns ao Luis Matias, o grande vencedor do escalão M50, que veio de Aljustrel e que se apresentou numas condições físicas fantásticas.

Publicado em 07/09/2020 (atualizado em 18/09/2020)