Desporto

Campeonato Nacional CRI

Associado Paulo Fonseca participou na prova de contrarrelógio de Castelo de Vide

Relato de Paulo Fonseca

Realizaram-se neste fim de semana de 19 e 20 de setembro os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio Individual para as categorias amadoras, master e escalões de formação masculinos e femininos.

No alinhamento de partida, o escalão master 50, no qual me enquadro, tinha o arranque para a manhã de domingo do dia 20 de setembro às 9 horas e 10 minutos. Fiz o reconhecimento do percurso na véspera da manhã e desde logo deu para perceber que a 1.ª parte seria muito rápida e exposta ao vento, pelo que os participantes que utilizassem bicicleta específica de contrarrelógio iriam tirar grande benefício - não seria o meu caso.

A 2.ª metade do contrarrelógio começava por ser mais técnica com muitas curvas numa estrada estreita e duas travessias de passagem de nível, e depois tornava-se duro com subida que na parte mais inclinada atingia os 14%. Para juntar a tudo isto tivemos a presença de uma chuva miudinha que tornou perigoso o percurso.

Eu iniciei a minha participação às 9 horas e 21 minutos, procurei ser rápido o bastante na 1.ª parte do percurso, conservando energia para a subida e sem correr riscos. Mesmo sem arriscar cheguei ao início da ascensão final marcava o GPS uma velocidade média de 49 km/h. A partir daqui procurei gastar a energia que tinha de forma constante ao longo da dura subida e chegar ao fim ciente que tinha dado o melhor de mim. Completei o percurso de 13,70 km em 24 minutos e 18 segundos à média de 33,9 km/h.

O resultado final foi um 13.º lugar no escalão master 50 entre 24 participantes.

Dados Strava

Publicado em 22/09/2020