Desporto

Campeonato Nacional de Fundo Masters 2020

Paulo Fonseca representou as cores do Clube em mais uma competição de ciclismo

A localidade de A-do-Barbas, no concelho de Leiria, recebeu no dia 18 de outubro o Campeonato Nacional de Fundo para Masters, coroando oito campeões nacionais, desde os amadores de elite até aos Masters 60. A representação do Clube Millennium bcp coube ao nosso Associado Paulo Fonseca que deu muito bem "conta do recado" na categoria Master 50 alcançando um 10.º lugar.

Relato de Paulo Fonseca

Esta foi uma corrida em que todos os escalões partiram juntos, o que formou um pelotão de 190 atletas. Desde logo foi uma luta enorme por um bom posicionamento com uma grande carga de muitos nervos, acelerações e travagens e inevitáveis quedas.

Até à 3.ª volta consegui manter-me no grupo principal da corrida até que o ritmo se tornou mais elevado e o grupo foi-se desmembrando. Daí em diante fiquei num "grupeto" com cerca de uma dúzia de elementos onde fui sempre colaborando na frente a puxar, eu e mais 3 ou 4 com os restantes a reboque.

Nas subidas senti que podia "apertar" mas não o fiz, pois não iria beneficiar nada em ficar sozinho a rolar e desgastar-me desnecessariamente, pelo que decidi ir gerindo. Na última volta controlei a posição de um adversário do meu escalão que vinha no grupo sempre "escondido", mas percebi que estava mais forte e consegui fechar à frente dele.

Comecei nestas andanças já "velho", mas com muita vontade de continuar até que as pernas me deixem. Em 2021, se tudo correr bem, direi presente novamente.

Uma palavra de agradecimento pelo apoio prestado pelo Manuel Rodrigues e restante staff do ACD Milharado.

Parabéns ao campeão nacional, Luis G. Matias, que esteve "top" e a todos os demais que de uma forma ou outra atingiram os seus objetivos. Aos outros é levantar a cabeça e seguir em frente. Viva o ciclismo!

Dados Strava:

Distância - 77,63km
Tempo em movimento - 2:15:48
Ganho de elevação - 752m
Potência média ponderada - 239w
Potência máxima - 770w
Calorias gastas - 1.655kJ
Velocidade média - 34,3km/h
Velocidade máxima - 65,5km/h
Ritmo cardíaco médio - 156bpm
Ritmo cardíaco máximo - 176bpm
Cadência média - 83
Cadência máxima - 133
Temperatura - 1ºc.

Publicado em 20/10/2020