Desporto

3.º Grande Prémio de Ciclismo de Arruda dos Vinhos - Cardosas

Paulo Fonseca bate adversário e amigo Leonardo Sousa e vence escalão Master 50 em federados

Relato do Associado Paulo Fonseca

1.ª etapa: Sábado, dia 24 de julho, realizou-se o CR (contrarrelógio) individual com uma distância de 4 km e com partida na Junta de Freguesia da Arruda dos Vinhos e chegada ao centro das Cardosas. A primeira metade do percurso era bastante rápida e os últimos dois quilómetros em escalada íngreme.

Não estive bem! Tomei a decisão (errada) de fazer toda a subida em "prato grande" quando poderia ter feito outra desmultiplicação que me permitiria ter tido um melhor desempenho. Fiquei em 4.º lugar no CR a 16 segundos do 1.º, a 8 segundos do 2.º e somente a 2 segundos do 3.º classificado.

2.ª etapa: Domingo, dia 25 de julho, com uma etapa dura de pura montanha como eu gosto. Era o dia de atacar a corrida e tentar recuperar o tempo perdido no CR da véspera. O dia amanheceu meio chuvoso o que desde logo me deixou um pouco apreensivo pois sabia que o percurso era algo sinuoso com algumas descidas e viragens perigosas. Optei por fazer a minha prova de trás para a frente, evitando assim aquela confusão inicial na luta pelo posicionamento que por vezes dá mau resultado. Tinha os meus adversários identificados e logo na 1.ª dificuldade do dia deixei para trás o atleta do A.R. Batalhense, que tinha feito menos 2 segundos que eu no CR.

Próximo do km 20 surge a 1.ª contagem de montanha de 3.ª categoria nas Cardosas, em que já me encontrava em franca aproximação do atleta do BTT Marinhais que seguia acompanhado por mais dois colegas de equipa. Juntei-me ao grupo, que ao sentir a minha presença foram alternando ataques no sentido de me tentarem fazer descolar, pois a minha companhia não lhes agradava! Resisti tranquilamente às movimentações e ao km 32, na subida da Mata, assumi a dianteira do grupo e fui forçando o passo por forma a avaliar da capacidade dos adversários. Facilmente percebi que poderia, "apertando" mais um pouco, seguir sozinho, mas optei por não o fazer pois ainda faltavam muitos quilómetros em que, seguindo em grupo, poderia fazer outra gestão do esforço.

Seguimos em direção a Santiago dos Velhos a bom ritmo e o grupo foi ficando mais numeroso com o pessoal que íamos apanhando (talvez fôssemos uns 10). Neste grupo tínhamos já a companhia do Leonardo Sousa do Azeitonense, que estava em 2.º lugar após o CR, com 8 segundos de vantagem sobre mim. Daqui em diante a corrida foi bem mais fácil de gerir para mim, com os adversários diretos no mesmo grupo que eu, sabendo que o homem do Marinhais estava em francas dificuldades apesar do apoio dos colegas de equipa após a descida para as Pontes de Monfalim, e logo na entrada para a subida da Louriceira-Carvalha assumi definitivamente a corrida e fui para a frente endurecendo o passo e o grupo foi-se desmembrando. No topo da Carvalha já não havia ninguém na minha roda, somente o meu adversário e amigo Leonardo Sousa, que se conseguiu aproximar novamente na descida da Mata em direção à Arruda.

Chegámos à Arruda os dois sozinhos e entre nós iriamos disputar a vitória do escalão Master 50 deste 3.º Grande Prémio da Arruda. Cordialmente cumprimentei o Leonardo e disse-lhe: "vou endurecer o passo, se aguentares e chegares comigo ganhas, uma vez que tens 8 segundos de vantagem; se não aguentares ganho eu!!!". Sentia-me bem e estava confiante, assim o disse, assim o fiz. O Leonardo acompanhou-me 4 ou 5 km e disse "vou ficar", "estás mais forte e mereces vencer!!!". Daí em diante segui sozinho rumo à vitória.

A etapa rainha no Strava:

Distância: 80,47km;
Tempo: 2h34m14s;
Acumulado subida: 1.418m;
Potência média: 242W;
Potência máxima: 881W;
Calorias: 2.042kj;
Velocidade média: 31,3 km/h;
Velocidade máxima: 64,1 km/h;
Ritmo cardíaco médio: 156bpm;
Ritmo cardíaco máximo: 183bpm;
Temperatura: 2ºc.

Aceda aqui às classificações finais da prova.

Publicado em 27/07/2021