Desporto

UCI Granfondo World Series Coimbra Region

Associado Paulo Fonseca obtém brilhante qualificação para o Campeonato do Mundo 2022

Relato de Paulo Fonseca

No fim de semana de 30 e 31 de julho realizou-se o granfondo da região de Coimbra, incluído na UCI World Series e onde se disputavam as vagas de acesso ao World Championships que se realiza em setembro, em Trento, Itália. Estando em disputa os lugares de acesso à competição máxima mundial de granfondos, deslocaram-se a Portugal participantes de todo o mundo na busca do apuramento.

No sábado, dia 30, realizou-se a prova de contrarrelógio na marginal do Mondego. Embora estivesse inscrito, optei por não participar para não me desgastar e apostei as "fichas todas" na prova em linha.

No domingo, com saída e chegada em Montemor-o-Velho, a prova tinha 148 km a serem vencidos debaixo de temperaturas bastante altas e impunha uma estratégia de prova para evitar o colapso físico, o que acabou por acontecer a uns tantos participantes menos precavidos. A partida foi organizada em boxes por escalões etários, dos mais novos para os mais velhos, o que me colocou desde logo com 1.000 ciclistas à minha frente.

Partida dada e logo fui furando até chegar à cabeça da corrida, procurando o melhor posicionamento para evitar quedas e desgaste, que é sempre maior na cauda do grupo. O andamento foi bastante forte desde o início. Para que possam ter uma ideia do que digo, partilho convosco que o meu Strava regista no segmento de Montemor a Coimbra 22 km feitos em 28 minutos, o que dá a simpática média de 48,3 km/h.

Aguentei o grupo principal até à separação do medio e granfondo e mal começou a primeira subida do dia, a corrida foi atacada e procurei encontrar o meu ritmo, rijo, consistente, mas sem ir à "morte". Daqui em diante fui progredindo na corrida, saltando de grupo em grupo, procurando sempre manter o ritmo, o que me permitiu alcançar o meu objetivo - já nos últimos 10 km ultrapassei o atleta campeão nacional de 2021, que acabou relegado para fora do grupo de atletas apurados.

Olhando para os parciais da prova, vejo que do 1.º ponto de cronometragem, ao km 74, até ao final da prova, ganhei 21 lugares na geral e ganhei o lugar no escalão que me permitiu alcançar o meu principal objetivo: o apuramento para o Campeonato do Mundo de Itália!

Se é verdade que o 10.º lugar no escalão é uma classificação modesta, também não é menos verdade que ali estavam os melhores portugueses e também muitos estrangeiros que vinham em busca do tão desejado apuramento para os mundiais.

Agora importa preparar a participação no UCI 2022 Gran Fondo World Championships Trento Italy, no dia 18 de setembro.

Aceda aqui aos registos Strava de Paulo Fonseca, que incluem a prova e aquecimento.

Publicado em 08/08/2022