Desporto

UCI Gran Fondo World Championships - Trento 2022

Paulo Fonseca integrou a comitiva portuguesa que representou as cores nacionais em Itália

Relato de Paulo Fonseca

Foi com enorme orgulho que enverguei a camisola da seleção nacional e vim representar o meu país.

Este sonho começou a tomar forma após a qualificação obtida na prova de apuramento para o Campeonato do Mundo realizada em Coimbra, e só foi possível levar por adiante com um conjunto de apoios dos quais se destaca deste logo o meu clube, o Clube Millennium bcp, a quem estou profundamente grato.

Enquanto ciclista amador e uma vez apurado, iniciei a minha preparação com a logística que envolvia desde logo organizar um grupo de viagem por forma a minimizar custos, assegurar a produção da jersey da seleção nacional, preparação da bicicleta e condicionamento físico que incluiu um fim de semana de treinos na Serra de Estrela.

Viajámos na madrugada do dia 15 de setembro, pernoitámos a meio caminho e chegámos a Trento, em Itália, no dia 16 de setembro, ao final da tarde, onde fomos brindados com uma chuva forte e persistente. A noite de sexta-feira para sábado (17 de setembro) foi assustadora, tal foi o dilúvio de chuva que caiu, sempre acompanhada por uma trovoada que quase não nos deixava dormir.

No sábado, véspera da prova, após tomarmos o pequeno-almoço, parou de chover, as nuvens desapareceram e o dia manteve-se fresco, mas agradável. Credenciação feita, seguimos para o "pré-race", que incluía reconhecimento de parte do percurso. Fizemos a parte inicial plana e 1/3 da 1.ª subida, que deu para ter uma perceção do que tínhamos que enfrentar na prova. Em prova iria ter como adversários 198 atletas no meu escalão de 37 nacionalidades diferentes.

O arranque foi alucinante (não fosse um Campeonato do Mundo), os 10 km iniciais planos foram sempre feitos a 300w e cheguei a pensar que ia descolar logo ali, mas lá aguentei! A primeira subida tinha 21 km bem duros, com rampas que atingiam os 13/14%, onde encontrei o meu ritmo gerindo bem a prova que ainda estava no início. Atingido o cume do monte La Vieta, onde as neves são permanentes, seguiu-se uma descida bastante longa e rápida onde atingi a velocidade de 85 km/h.

Depois de rolar um pouco em terreno plano, encarei a 2.ª subida que nos levava ao cume do Monte Bondone, subida mais curta com 15 km, mas não menos dura que a 1.ª, com a parte final com paisagens deslumbrantes pintadas a branco da neve e um imenso verde dos pastos da montanha. Nova descida rápida e bem íngreme onde penalizei um pouco a minha prestação face às dificuldades que tenho em descer suficientemente rápido.

Mais uns poucos quilómetros em plano e aí estava a 3.ª e derradeira subida de aproximadamente 9 km. Esta subida já foi feita com alguma debilidade física face ao desgaste acumulado e ao ritmo alto que fui mantendo. Por fim, a 3.ª descida mais curta do que as anteriores, mas também bastante mais técnica em aproximação à meta que se localizava no centro da cidade de Trento.

Cortei a meta com a sensação de dever cumprido. Foi a minha 1.ª participação num campeonato do mundo e a experiência foi fantástica (a repetir se possível). Terminei a minha participação no 121.º lugar entre 198 atletas, enfim, foi o possível face ao nível da concorrência.

Apesar da total ausência de apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo à comitiva portuguesa, os cerca de 50 atletas dos vários escalões dignificaram as cores nacionais com alguns honrosos "top 10" nos escalões de Elites e Masters 40/45.

De assinalar a entreajuda e companheirismo de toda a comitiva que se organizou interagindo num grupo criado nas redes sociais para os participantes, partilhando informações relevantes, combinando partilha de abastecimentos e tudo o mais que envolve estar a 2500 km do nosso país sem apoios oficiais.

Senti-me um privilegiado de poder fazer parte desta família. Gratidão!

UCI World Championship Trento 2022 | Volta de bicicleta | Strava

Distância: 143,17km.
Tempo: 5:48:40.
Acumulado de subida: 3.861m.
Velocidade média: 24,6km/h
Ritmo cardíaco médio: 146bpm.
Ritmo cardíaco máximo: 171bpm.
Cadência média: 77.
Cadência máxima: 125.
Potência média: 216w.
Potência máxima: 725w.
Calorias: 4.108.
Temperatura: 1ºc.

Publicado em 26/09/2022