Desporto

1.ª Meia Maratona de BTT "A'Rota Malhoa" de Figueiró dos Vinhos

Carlos Batista alcançou o 5.º lugar da geral nas E-bikes e foi o 8.º concorrente a cortar a meta

Relato de Carlos Batista

No dia 23 de abril desloquei-me à vila de Figueiró dos Vinhos a fim de participar na meia-maratona organizada pelo clube local "ADFV Bike Team", uma prova que à partida sabia que iria ser exigente, pois apresentava uma altimetria de cerca de 1.150 metros para 37 km, portanto, teria que saber gerir a bateria do meu "tanque".

Com uma centena de participantes na linha de partida, tentei posicionar-me perto da meta para evitar o habitual congestionamento inicial e chegar aos trilhos com o grupo da frente. A saída foi relativamente rápida, com os favoritos a ganharem logo posição e distância nos quilómetros iniciais que foram efetuados dentro da vila, seguidos de alguns participantes com E-bikes, tendo logo percebido, pelo andamento, que nesta classificação a concorrência era forte e dificilmente conseguiria chegar ao pódio.

A primeira parte até ao primeiro abastecimento, ao km 14, foi bastante técnica, com vários "single-tracks" com maior ou menor dificuldade, mas que requeriam um enorme cuidado, sendo que o meu "tanque", com roda 29, não é tão versátil neste tipo de percurso, pelo que fui gerindo o melhor possível, tentando não cair nas várias descidas íngremes que nos foram aparecendo e sobretudo ir controlando os concorrentes com E-bikes.

Chegado ao 1.º abastecimento, difícil seria não parar dada a diversidade que a organização pôs à nossa disposição - vários doces e salgados (até presunto tinham!) -, portanto, depois da pequena paragem lá voltei para os trilhos que já eram muito menos técnicos, sobretudo a partir da Ribeira de Alge, em que seguimos vários quilómetros junto ao rio e a bom ritmo, tendo nesta fase sido ultrapassado por um concorrente direto em E-bike, que pelo andamento em linha reta deu para perceber que tinha uma E-bike "desbloqueada", portanto, tive que o deixar "ir" na medida em que estava com um andamento bastante forte. Esta parte do percurso foi a que me permitiu descomprimir um pouco mais, menos técnica e mais rolante, sempre com o rio Zêzere em pano de fundo e com umas vistas fantásticas!

A "pièce de résistance" estava guardada para os últimos 5 quilómetros, dado a meta em Figueiró estar a cerca de 450 metros de altitude e a zona junto ao rio registar uns meros 130 metros. Tínhamos pela frente uma subida "infernal", e nesta parte do percurso lembrei-me de uma frase que um dos concorrentes, que certamente era da zona, me disse ainda antes do primeiro abastecimento numa breve troca de impressões sobre a dificuldade da prova: "que o pior estava para vir...". E sim, era verdade, a subida foi terrível e tendo em conta a minha boa gestão de bateria fiz os últimos 5 km sempre a ultrapassar os concorrentes em bike tradicional e sobretudo o meu concorrente direto que tinha deixado fugir uns quilómetros atrás. Aparentemente tinha gasto mais do que devia e estava em dificuldade na subida.

Cheguei à meta quase com a "língua de fora", tal foi o esforço final, tendo obtido o 5.º lugar da classificação geral na categoria E-bikes, com 2h08m, e sido o 8.º concorrente a passar a meta!

A dificuldade da prova foi mais do que óbvia, tendo os concorrentes das E-bikes sido os mais favorecidos nas várias subidas que a prova tinha e sobretudo dominado a classificação geral. Os 3 primeiros concorrentes a chegar foram das E-bikes, tendo os 3 primeiros classificados da geral chegado logo a seguir, o que mostra bem o quanto eram igualmente bastante fortes e sobretudo conhecedores da zona. Passámos por zonas naturais lindíssimas que valerá certamente a pena visitar: Fragas de São Simão, Ribeira de Alge, entre outras localidades.

Em suma, foi uma prova muito bem organizada, cuidada e difícil, como só esta zona do país sabe ter, mas que valerá a pena repetir certamente para o ano, e para quem tem uma E-bike acaba por facilitar em muito nas várias dificuldades que temos pela frente.

Venha a próxima!

Aceda aqui à classificação final dos 14.º primeiros classificados.

Publicado em 03/05/2023