Desporto

2.º Passeio de BTT "A'Rota Malhoa" percorreu as belas paisagens de Figueiró dos Vinhos

Um fim de semana muito simpático a passear, comer, beber e a pedalar!

Um excelente convívio e uma prova com um grau de dificuldade médio alto numa paisagem deslumbrante, foram os tónicos para os nossos atletas que compareceram em bom número em Figueiró dos Vinhos.

Relato de Carlos Batista

Dia 7 de abril fomos até Figueiró dos Vinhos para participar na 2.ª "A'Rota Malhoa", prova em que no ano passado tinha marcado presença e até tinha tido uma boa prestação na classificação geral, pelo que este ano lancei o repto a vários colegas e amigos para virem participar e conhecer a região.

A pré-prova começou na véspera, com a viagem até à região, onde aproveitámos não só para levantar os dorsais, como para confraternizar, passear e descobrir a beleza das paisagens.

No dia da prova, pelas 9 horas - e um pouco à "queima" para o nosso pequeno grupo que estando relativamente perto acabou por se atrasar um pouco e assim chegou quase em cima da hora -, estava tudo preparado e lá partimos para os trilhos, tendo a organização, e bem, providenciado a partida dos concorrentes em E-bikes primeiro!

Desta vez não estava com vontade de fazer uma prova demasiado rápida, até porque sabia que teria de gerir muito bem a bateria, pois teria cerca de 1.400 metros de altimetria pela frente e 45 km. Assim, deixei quase toda a concorrência partir, nomeadamente os colegas Eusébio e o José Ramalheira que estavam com muito bom ritmo. Fui pedalando e apreciando os trilhos, as primeiras dificuldades cedo começaram a aparecer e ao fim de cerca de 10 km fui apanhado pelos 3 primeiros concorrentes da maratona... vinham quase a "voar"!

O percurso levava-nos até às Fragas de São Simão, e se a descida vertiginosa soube muito bem, já a subida para de lá sair foi um pouco mais penosa. O passadiço estava um pouco perigoso devido ao facto de estar muito húmido, o que provocou algumas quedas na rapaziada que ia em competição! O Eusébio, aqui, também teve uma pequena queda que lhe resfriou os ânimos.

O primeiro grande abastecimento estava situado ao cimo da Aldeia de Xisto, o Casal de São Simão. Já tinha havido um anterior, na aldeia de Ana de Aviz, em que não parei, mas neste era quase que obrigatório, não só pelo "empeno" que tínhamos acabado de ultrapassar, mas sobretudo pelas diversas iguarias à disposição... nem vos falo do presunto que estavam a cortar para os concorrentes que iam chegando a conta-gotas e a dizer mal da vida! Enfim, aqui a organização, com este fantástico abastecimento, estava como que a desculpar-se pelo tratamento que tinham infligido aos concorrentes.

Depois de recuperar algumas forças voltei para os trilhos, um pouco mais técnicos e mais lamacentos, e novamente muitas subidas. Demasiadas a meu ver. Ao quilómetro 20, novamente um abastecimento que tinha como principal atrativo estarem a grelhar umas febras de javali na brasa servidas com um "isotónico" de cevada... e aí mudei o "chip". Olhei para a carga de bateria que ainda me restava e decidi ficar à espera da Aurora, que acabou por chegar uns bons minutos depois, algo cansada, mas animada! Depois chegou o Manel!! Confraternizámos todos um pouco com os concorrentes à volta da grelha e da bebida que estavam a servir e decidi que iria encurtar o meu percurso e assim fazer somente 25 km. O calor já se fazia sentir e o cansaço também.

E assim acompanhei a Aurora nos últimos 7 km até Figueiró dos Vinhos, tendo cortado a meta juntos, onde já se encontrava o Eusébio e o outro colega, José Ramalheira, que tinham feito o percurso em E-bike. Depois da banhoca e arrumar as respetivas bikes na carrinha fomos esperando pelo resto do grupo que foi chegando aos poucos, sãos e salvos.

A prova terminou à volta da mesa, num repasto que a organização tinha preparado para os concorrentes numa das alas do mercado municipal. Em suma, um fim de semana muito simpático a passear, comer, beber e a pedalar!

A prova foi dura, com bonitas paisagens e com um "staff" fantástico e sempre muito simpático e disponível. Para o ano convirá rever um pouco a dificuldade do percurso, sobretudo para a distância mais curta para evitar os grandes "empenos" que tivemos este ano.

De notar que o Clube Millennium bcp foi umas das 3 equipas mais numerosas em prova. De resto, tudo 5 estrelas.

Aceda aqui à classificação dos nossos atletas.

Fotos e vídeo do site da organização: Facebook (1) | Facebook (2) | Vídeo.

Publicado em 22/04/2024