Desporto

Montepio Geral (39) vs Clube Millennium bcp (41)

Sexto jogo da primeira fase de oito e sexta vitória para a nossa equipa de basquetebol

Esta a mais saborosa pois foi contra os até então co-líderes, Montepio Geral, no seu pavilhão, com a nossa equipa desfalcada de 3 lesionados importantes e que garantiu o nosso apuramento para a fase seguinte.

Falta-nos agora mais 2 jogos (com o ADCEO - Olivais e Moscavide e o Estoril Basket) já em 2019 para garantirmos o 1.º lugar do grupo, muito importante para o emparelhamento das duas séries de 7 equipas que vão lutar pela presença no final four que designará o campeão desta época.

Foi um jogo muito complicado, cheio de alternâncias no marcador, tendo a nossa equipa entrado bem e dominado grande parte da primeira parte devido a boas transições rápidas e algum acerto ofensivo contra uma defesa homem a homem agressiva do adversário, que apresentou sempre em campo mais altura e peso o que dificultou imenso a luta das tabelas à nossa equipa. Alguns "turnovers" e desatenções defensivas na parte final do segundo período permitiram a aproximação dos donos da casa acabando por igual ao intervalo o resultado a 24 pontos.

No recomeço voltámos a entrar bem, fortes na defesa e a sair rápidos em contra-ataque, conseguindo a meio do terceiro período uma vantagem importante de 7 pontos. Mas um desconto de tempo do técnico contrário e uma mudança defensiva dos mesmos para uma zona aberta, com uma atenção especial num dos bases da nossa equipa (quase box and one), alterou tudo de novo passando a nossa equipa o pior período do jogo, permitindo um score de 0-9 seguidos, chegando já no final do 3.º período a perder por 2 pontos já que não se conseguia concretizar um único cesto de média ou longa distância e apresentávamos grande dificuldade de defender o "pick and roll" constante do ataque 1x4 deles com finalização nos homens de dentro.

Os últimos 8 minutos foram de luta e garra com grande superação coletiva; jogo de novo equilibrado, tendo a nossa equipa conseguido virar a 1,35m do final uma desvantagem de -4 para +1 só porque acreditamos e finalmente conseguimos com maior ajuda e agressividade sobre a bola obrigar a alguns "turnovers" do adversário e alguns lançamentos médios concretizados. A 35 segundos do fim mais um lance livre (área onde falhámos também muito) concretizado fechou o resultado para a alegria de todos.

Parabéns à equipa e ao esforço dos utilizados e aos que ajudaram no banco. Próximo jogo a realizar no Pavilhão Inatel com o Olivais.

Publicado em 03/01/2019