Desporto

"De Alhandra à Capela e Miradouro do Senhor da Boa Morte em Vila Franca de Xira"

E, em bom convívio, concluímos mais uma manhã desportiva...

No sábado, dia cinco de outubro, fomos até Alhandra. Partimos (alguns) de Santa Apolónia, às oito e vinte, a que se juntaram outros sócios na estação do Oriente.

Chegados a Alhandra esperava-nos uma contrariedade. Decorria ali uma prova desportiva e tudo quanto era acesso à povoação estava cortado ao trânsito. Esse corte do trânsito levou a que os associados que foram de carro tivessem desistido de ir caminhar pois não conseguiram chegar ao destino. Quem foi de comboio também teve de andar por outros caminhos, que não os previstos, para chegar a Vila Franca. Mas lá chegámos, e à hora prevista.

De Vila Franca subimos ao alto do monte onde se ergue a capela do "Senhor da Boa Morte", local antiquíssimo como o comprova o que ali resta de uma necrópole. Do alto avista-se a imensidão da Lezíria sendo uma paisagem interessante. Tiradas as fotos, visitada a ermida, voltámos a Vila Franca e, dali, estando terminada a prova desportiva, viemos pelo "Passeio Ribeirinho" até Alhandra.

Era dia de largada de toiros em Vila Franca, mas ninguém quis ficar para fazer uma "pega de caras". Parece que os sócios preferem enfrentar o boi no prato. E, em bom convívio, concluímos mais uma manhã desportiva.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 08/10/2019