Desporto

Caminhámos no Passadiço de Esgueira e na Ecopista do Vouga em Aveiro

Grupo de Associados passeou e confraternizou nos dias 28 e 29 de maio

No sábado, dia 28 de maio, às sete da manhã, partimos de Lisboa. Destino: Cacia, com paragem junto (e dentro) da pastelaria "Cantinho do Pão Doce".

Pela rua João Chagas chegámos à margem da Ria de Aveiro. A partir daqui caminhámos algumas centenas de metros por uma estrada de terra batida, poeirenta, pela falta de chuva, até chegarmos ao famoso "Passadiço de Vilarinho". Este passadiço está construído numa zona onde em tempos eram as salinas. A maré estava baixa o que tornava a zona um pouco inóspita, mas deu para ter uma ideia de como seria por ali, em tempos, a azáfama da recolha do sal e como agora tudo está abandonado.

Chegados a Esgueira, seguiu-se a tarefa de almoçar. Talvez fosse da fome, mas os comentários eram que o bacalhau estava bom. Demos uma volta por Aveiro e, para dormir, escolhemos a Pateira de Fermentelos.

No domingo, o autocarro levou-nos até ao começo da Ecopista de Sever do Vouga na foz do Rio Mau. Caminhámos pelo sítio onde era a antiga linha que ladeava o Rio Vouga. É um percurso agradável com muita vegetação a envolvê-lo.

Percorridos os doze quilómetros, seguiu-se uma pausa no restaurante "O Meu Menino", em Vouzela. E a vitela repôs todas as calorias perdidas durante a manhã. E ainda fomos até às Termas de São Pedro do Sul. Pouco tempo, pois o horário do autocarro assim o exigia, mas o suficiente para medir a temperatura da água da fonte termal.

Parámos uns minutos na área de serviço de Leiria, onde nos despedimos do Associado Henrique Barateiro e da Alda. São, além de Sócios, dois amigos que "alinham" connosco sempre que vamos além de Leiria.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 31/05/2022