Desporto

Caminhada noturna pelas praias da Costa da Caparica

Cumprida mais uma caminhada que nos levou da Praia do Tarquínio à Fonte da Telha no passado dia 16 de julho

Começámos por tirar a fotografia dos presentes alguns instantes antes das vinte e trinta do dia 16 de julho, mas vários Sócios só se juntaram ao grupo algumas centenas de metros mais adiante, pois encontrar sítio onde arrumar o carro não foi tarefa fácil. A temperatura ainda estava alta para aquela hora e, na praia, a multidão era significativa.

Partimos do paredão, junto à Praia do Tarquínio, e ultrapassada a do Paraíso, descemos para a areia molhada. A maré estava na fase descendente e ainda fazia sol. Escassos minutos passados, e já o mesmo se escondera lá para os lados da Peninha, na Serra de Sintra, que tão bem conhecemos.

Caminhámos no sentido da Fonte da Telha, que atingimos pouco depois das vinte e duas e trinta. Estavam percorridos oito quilómetros e alguns metros mais. Era noite cerrada, mas os muitos bares que pululam desde a Caparica até à Fonte da Telha iluminaram um pouco as praias, de muitos nomes, que se foram seguindo.

Demos "meia-volta" para regressar à Caparica. Nalguns dos bares de praia a noite continuava animada. Estivera a animação ao mesmo nível dos decibéis que de lá brotavam e seriam, certamente, festas colossais. À nossa frente víamos um "glaciar" de luz que corria desde Lisboa na direção de Cascais.

Chegámos à Caparica era meia noite, percorridos que estavam dezasseis quilómetros e meio. A maré, no pico da vazante, permitiu caminhar sempre na areia molhada o que nos possibilitou andar com alguma velocidade. Mas o convívio, entre Sócios,  que as caminhadas sempre proporcionam, continuou por mais alguns minutos.

E já o relógio nos dizia que faltavam poucos minutos para a uma da manhã quando os últimos caminheiros deram por finda a conversa e deixaram a Caparica.

Publicado em 18/07/2022