Desporto

Fomos do Parque Eduardo VII até ao antigo restaurante panorâmico de Monsanto

Grupo de Associados participou em mais uma caminhada no dia 25 de setembro

O Sr. Engenheiro Gonçalo Ribeiro Teles "batalhou" durante anos para que fosse possível caminhar desde a baixa lisboeta até ao Parque Florestal de Monsanto. Foi relembrando o seu empenho e a sua memória (e olhando as consequências da falta de chuva) que mais uma vez fizemos este percurso.

Partimos do alto do Parque Eduardo VII, seguindo o corredor verde, e, já em Monsanto, tomámos o "percurso da água", a pista que acompanha o Aqueduto das Águas Livres até ao muro da mata do Palácio Fronteira. Fomos ao Parque da Serafina, para alguma emergência, e, seguindo por uns trilhos no meio da floresta, cruzámos o espaço onde até há poucos anos era o clube de tiro.

Porque queríamos visitar o miradouro do antigo restaurante panorâmico de Monsanto, para lá chegarmos, passámos junto ao Forte de Monsanto. O forte, que é hoje uma prisão de alta segurança, foi construído para fazer parte das linhas de defesa de Lisboa.

O antigo restaurante é "uma ruína", mais lembrando as imagens que desde há meses nos mostram na TV. Quando foi permitido ao público visitar aquele espaço, como miradouro, podíamos subir até ao topo do edifício donde as vistas eram de 360º. Agora, não é possível ir além do "salão". Ainda restam umas cerâmicas de Querubim Lapa, mas tudo é abandono.

O relógio informava-nos que estávamos atrasados em relação ao horário previsto para findarmos a caminhada, e, sem mais demoras, tomámos o percurso em direção ao corredor verde.

E como é já uma "marca" das nossas caminhadas, para além da prática desportiva, o convívio é sempre salutar.

Clique aqui para ver mais fotos.

Publicado em 27/09/2022