Desporto

Campeonato Regional de Fundo da Bacia do Tejo

Destaque para as excelentes prestações desportivas de Yann Vilaça e de Madalena André

Realizou-se no passado domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, na bonita Baía da Amora no Estuário do Tejo, o Campeonato Regional de Fundo da Bacia do Tejo, a 1.ª prova oficial da época.

Num ano de Jogos Olímpicos, modalidade que tantas alegrias tem dado ao nosso País, marcaram presença na cidade de Amora, na manhã de domingo, mais de 260 atletas representando 12 clubes da região da Bacia do Tejo, com idades desde os 10 até aos 60 anos, distribuídos por cerca de 20 regatas de acordo com as respetivas categorias masculinas e femininas em K1 (caiaque monolugar), C1 (canoa monolugar) e paracanoagem.

As distâncias, essas, variavam de acordo com cada escalão, existindo distâncias entre os 2, 3 ou 5 quilómetros, de acordo com o respetivo escalão (Paracanoagem, Iniciados, Infantis, Cadetes, Juniores, Seniores e Veteranos).

Destaque para a quantidade de atletas e a qualidade dos participantes, garante de espetáculo, pois eram vários os atletas que têm representado a Seleção Nacional de Canoagem a participarem nesta prova. As condições ficaram todas reunidas com a ausência de vento, o que proporcionou uma manhã cheia de emoção ao elevado número de presentes nas margens a apoiar os atletas e foi uma excelente promoção da modalidade que representará Portugal nas Olimpíadas deste ano em Tóquio.

A título desportivo, os nossos atletas, em ano de estreia nos respetivos escalões, destacamos as excelentes prestações de Yann Vilaça, com um 8.º lugar em Infantis, e de Madalena André, com um 3.º lugar em Seniores.

A relevância e importância desta prova está consubstanciada na presença para a entrega das medalhas do Vereador da Câmara Municipal do Seixal com o pelouro do Desporto, Exmo. Sr. José Carlos Gomes, o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Exmo. Sr. Manuel Araújo, do Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Exmo. Sr. Vitor Félix e da Exma. Sra. Ana Vieira, árbitra internacional que marcará presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

A canoagem é uma modalidade em franca expansão em Portugal e o Tejo tem ganho cada vez mais relevância em termos nacionais. Trata-se de uma modalidade onde todos os atletas têm objetivos e todos são relevantes, seja a nível competitivo, marcando presença em pódios, seja a pontuar para a sua equipa ou simplesmente no superar e terminar uma prova. O espírito de superação e de resiliência são fatores desenvolvidos na canoagem, uma modalidade que prepara para a vida e em harmonia com a natureza.

Venha experimentar esta modalidade com o Clube Millennium bcp, quer seja com intuito de lazer ou de competição. Contacte o Seccionista João Vilaça - 919 506 136.

Publicado em 20/02/2020