Desporto

Expedição no Douro Internacional em Kayak

Associados percorreram 66 km em 3 dias com visita histórica e gastronómica por esta região

No fim de semana de 3 a 5 de outubro, um grupo de Associados do Clube Millennium bcp decidiu descer o máximo possível de kayak o Douro Internacional - no final deu 66 km em 3 dias. Foi uma aventura à antiga... O tempo teve temperaturas baixas, mas felizmente não apanhámos chuva, só vento.

1.º Dia - Miranda do Douro

No primeiro dia percorremos 24,5 km em 4h16 num percurso circular com o ponto de entrada e saída da água a ser em Miranda do Douro. Fomos praticamente até ao extremo nordeste de Portugal e passámos no Vale de Águia. Sentimos bastante vento quando começamos a descer em direção a Miranda do Douro.

2.º Dia - Bemposta - Bruço

Este dia foi o mais complicado não pela distância, mas sim pelo vento sempre em sentido contrário. Por vezes ficávamos parados no rio tal era o vento. Demorámos 4h34 para fazer 24,3 km.

3.º Dia - Lagoaça - Praia Fluvial de Cogida

O último dia foi o melhor a nível de tempo. O vento acalmou e a temperatura esteve bastante amena. Demorámos 2h53 para fazer 17 km. Apesar do cansaço chegámos todos ao fim com boa disposição depois de termos passado por paisagens fantásticas. Nestes 66 km e 12 horas só nos cruzámos com 3 barcos e com 4 espanhóis que andavam a fazer um trilho no lado espanhol. É escusado dizer que andámos sempre entre Espanha e Portugal e nunca sabíamos onde era a fronteira no rio.

O especial agradecimento para o Clube Millennium bcp e à Secção de Canoagem, em especial ao João Vilaça que foi um verdadeiro guia da expedição. Para além dos momentos dentro de água, fez uma visita histórica e gastronómica por esta região.

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 08/10/2020