Desporto

Comemoração Mundial dos 100 anos da Citroën

Associado Rui Martins deslocou-se de Portugal a França ao volante de um Citroën XM de 1990

Foi nos passados dias 19, 20 e 21 de julho que se realizaram as comemorações mundiais dos 100 anos da Citroën. O local escolhido foi La Ferté-Vidame, uma localidade entre Le Mans e Paris.

O Clube Millennium bcp esteve presente com o associado Rui Martins, que se deslocou desde Portugal num Citroën XM 2.0 i de 1990, integrando uma caravana de 4 viaturas antigas e clássicas. O dia acordado para partida seria 16 de julho mas no nosso caso optámos por partir no dia 15 e dormir em Chaves. No dia 16 os 4 carros fizeram o reagrupamento quase na entrada da fronteira para França.

A primeira noite foi passada em Saugnacq-et-Muret, já em França, numa aldeia tipicamente francesa. Neste momento já contávamos com 900 km efetuados, sem quaisquer problemas mecânicos. Aliás, até ao regresso não se verificou qualquer avaria na nova caravana. Chapeau!

No segundo dia fizemos um passeio tranquilo pelas aldeias francesas, Bergerac, Périgueux, com almoço no Parque Natural de Périgord. Visitámos uma adega tipicamente francesa em Bordéus. O jantar e descanso foi em Saint-Junien.

No terceiro dia saímos de Saint-Junien diretamente para Le Mans, para uma visita ao famoso Museu das 24 Horas e dar uma volta à pista na sua versão das 24 horas. Jantámos na Praça Central de Le Mans, após o que se seguiu uma visita à famosa Catedral dos Jacobinos, ex-libris da cidade.

No dia 19 de julho chegámos finalmente a La Ferté-Vidame e ao local do evento, uma mega organização com Citroëns por todo o lado e de todas as épocas. Descrever por palavras o que vivemos é tarefa muito complicado, mas sempre podemos dizer que estariam cerca de 5000 citroëns presentes, de todos os cantos do Mundo, desde os famosos Type A, o primeiro modelo da Citroën, até aos modelos mais recentes - mas a esmagadora maioria dos veículos presentes eram antigos e históricos.

O neto de André Citroën e a presidente executiva da Citroën também marcaram presença, criando um ambiente único, com muita animação, feira de peças, fogo de artifício, leilão de viaturas antigas, desfiles, concertos, exposições e uma passagem pela pista de testes da PSA que pela primeira vez foi aberta. Só numa ocasião muito especial tal seria possível e nós tivemos essa oportunidade de guiar nessa pista, onde se podem encontrar todos os tipos de estradas e conduzir a todas as velocidades. Até uma autoestrada existe neste fantástico centro de ensaios e espaços para condução à chuva e pista molhada, além de empedrados e todo o tipo de maus pisos. Incrível!

A magia do espaço e do momento era permanente e mesmo durante as refeições estava sempre um museu rolante Citroën a circular. Com efeito, os colecionadores que chegavam, saíam ou simplesmente procuravam o seu parque para estacionar, constituíam um verdadeiro museu rolante que era um encanto para os olhos.

O evento de 3 dias terminou muito depressa e com ele o regresso a casa. Foram momentos únicos e irrepetíveis que ficarão para sempre na nossa memória. Juntam-se algumas fotos para tentar explicar o que todos nós sentimos em França. No final, foram cerca de 4300 km em Citroën XM sem quaisquer problemas mecânicos!

Publicado em 01/11/2019