Desporto

Jornadas da Série C do XIV Campeonato Nacional de Futsal

Coriscos (0) vs Os Bravos (4); Os Bravos (4) vs Os Veteranos do Canal (2); Os Veteranos do Canal (7) vs Coriscos (3)

Coriscos (0) vs Os Bravos (4)

Disputou-se de 5 a 7 de maio, em Ponta Delgada, no Pavilhão Multiusos do Livramento, o apuramento regional para o XIV Campeonato Nacional de Futsal do Clube Millennium bcp onde participaram 3 equipas de 3 ilhas distintas: São Miguel, Terceira e Horta. Coube aos Coriscos de São Miguel serem os anfitriões do jogo de abertura contra a equipa dos Bravos da Terceira.

Assim que a bola começou a rolar, a equipa da casa mostrou algum nervosismo e descontrolo nas marcações, o que originou, logo nos minutos iniciais, que a equipa contrária pegasse no jogo e criasse uma situação de perigo logo no início com uma bola ao poste, sendo que aos 14 minutos os Bravos já ganhavam por 2 a 0. Golos aos 6 e 14 minutos, respetivamente. Após esse abalo inicial, a equipa da casa recompôs-se e começou a disputar o jogo de igual para igual, tendo também tido oportunidades que não concretizou, mantendo-se o resultado ao intervalo nos 2 a 0.

No segundo tempo, a equipa dos Coriscos veio mais forte e o jogo pautou-se por algum equilíbrio de parte a parte, embora a equipa da Terceira mantivesse sempre um pequeno ascendente. Esse equilíbrio foi notado porque o resultado apenas sofreu alterações aos 38 e 39 minutos, mesmo na reta final, onde o 3.º golo foi obtido através de um autogolo e o 4.º logo de seguida, quando a equipa de São Miguel já tinha desistido do jogo propriamente dito, uma vez que aos 38 minutos, com o resultado de 3 a 0, já não havia muito a fazer.

Para finalizar, é de enaltecer o "fair-play" com que o encontro foi disputado e onde o respeito imperou, não se registando quaisquer casos de indisciplina.

Os Bravos (4) vs Os Veteranos do Canal (2)

No segundo dia de prova e após um descanso de apenas 12 horas, a equipa dos Bravos, da ilha Terceira, disputava a sua segunda partida após ter derrotado na noite anterior a equipa dos Coriscos, de São Miguel, por 4 bolas a 0. Os Veteranos do Canal, um misto de jogadores do Pico e Faial, chegava fresco e apresentava-se também como um candidato a vencer a prova. Pelas equipas alinharam os seguintes jogadores:

. Os Bravos - Virgílio Santos (c), Luís Brum, Miguel Rodrigues, Ruben Mendes, Nuno Sousa e Nuno Costa.
. Os Veteranos do Canal - Marco Castro, Rui Melo, Nicolau Silveira, Marco Pinho, João Pires e Filipe Menezes (c).

O jogo começou com a posse de bola da equipa dos Bravos e logo aos 2 minutos, Luis Brum, com um potente pontapé, inaugurou o marcador. Numa primeira parte de "bola cá, bola lá", muito jogado a meio campo, apenas no último minuto da 1.ª parte, e na sequência de um livre em que a bola ressalta para Filipe Menezes, foi reposta a igualdade com que se foi para o intervalo.

Na segunda parte repete-se a história e aos 2 minutos, numa jogada individual, Miguel Rodrigues, após passar por vários jogadores, deita o guarda-redes e põe a bola no outro lado, num excelente recorte técnico, colocando o marcador em 2 a 1. É nesta altura que o adversário, aproveitando o desgaste dos Bravos, toma de assalto o meio-campo contrário e desfere vários remates à baliza, sobressaindo aí o seu guarda-redes, que com um leque de várias boas defesas manteve a vantagem no marcador. Mas tantas vezes o cântaro vai à fonte que a 5 minutos do final, numa jogada de superioridade numérica, João Pires, ao segundo poste, repõe novamente a igualdade, desta vez a 2. O cansaço era imenso e os jogadores já manifestavam dificuldades para estar em campo, pois ambas as equipas apenas tinham 1 suplente para rodar. Só que a 2 minutos do final aparece o suspeito do costume, Nuno Costa (shortygol), que numa arrancada lá de trás, indo buscar forças onde já não existiam, desferiu um remate, tendo feito o 3 a 2, quando ficava apenas 1 minuto para jogar. Quando se achava que já não existia força para mais nada, novamente "shortygol" vai por ali acima e fecha o resultado em 4 a 2, terminando o jogo de seguida.

Com esta vitória, a equipa dos Bravos, da ilha Terceira, venceu a Final dos Açores e tornou-se Tetracampeã Açoriana. De salutar o bom ambiente vivido dentro e fora de campo por todos os envolvidos. Vai agora disputar a Final 4 Nacional em data e local ainda a agendar.

Os Veteranos do Canal (7) vs Coriscos (3)

No passado dia 7 maio realizou-se no Pavilhão do Livramento, em Ponta Delgada, o jogo que contava para a atribuição do vice-campeão da Fase Regional - Açores de futsal do Clube Millennium bcp.

O jogo iniciou-se a um bom ritmo, com algum ascendente por parte da equipa dos Veteranos do Canal. Contra a corrente do jogo e logo aos 3 minutos, a equipa dos Coriscos abriu o marcador por Roberto Melo. O jogo, sempre jogado a bom ritmo, apesar da equipa dos Veteranos do Canal só terem apresentado 5 jogadores, registou o empate aos 7 minutos pelo "MVP" do jogo, o número 3, Nicolau Silveira, numa boa jogada coletiva. Mas passado um minuto, a equipa da casa regressou ao comando do marcador com um golo apontado pelo número 7, Roberto Melo. O jogo acalmava um pouco o ritmo e os pedidos de desconto de ambas as equipas surgiam de imediato. Ao minuto 18, os Veteranos do Canal voltam ao empate num penálti bem assinalado pela equipa de arbitragem e convertido pelo capitão Filipe Menezes. Empate ao intervalo, que era justo, numa partida equilibrada e bem disputada por ambas as partes.

Na 2.ª parte, o cansaço era evidente, mas, com claro sinal mais da equipa dos Veteranos do Canal, que depois de estar novamente a perder com um grande golo de "chapéu" desde o meio-campo do número 9, Mário Furtado, acaba por efetuar uns extraordinários 15 minutos finais de grande futsal, marcando os golos aos 27, 29, 30, 32 e 39 minutos, destacando-se claramente o número 3, Nicolau Silveira, que fez um "poker" no jogo, marcando 5 dos 7 golos da sua equipa.

Salientamos, neste capítulo, o esforço dos 5 jogadores da equipa vencedora que nunca desistiram da vitória, ficando no 2.º lugar da competição. Esta equipa, com o plantel completo, podia ter disputado mais evidentemente o 1.º lugar. Damos os parabéns aos vencedores do torneio! De registar, por fim, o excelente espírito de camaradagem e de "fair-play" nos 3 jogos disputados. Um agradecimento final aos membros do Clube pela organização da competição e pelo regresso aos Açores depois da pandemia Covid-19. Um bem-haja.

Clique aqui para aceder à classificação da jornada.

Publicado em 10/05/2023