Desporto

José Freitas Águas Abertas - Prova do Tejo 2018

Joana Arantes e Sofia Marques vencem escalão III

Numa organização da ANL (Associação de Natação de Lisboa) e da Câmara Municipal de Lisboa realizou-se no passado sábado, dia 22 de setembro, às 15 horas, no Terreiro do Paço (Cais das Colunas), a prova de águas abertas "José Freitas Águas Abertas - Prova do Tejo 2018", que homenageia o Sr. José de Freitas, nadador mítico da natação das águas abertas, treinador olímpico com mais de 40 anos de carreira e 75 anos dedicados à modalidade.

A prova principal, na distância de 3.000 metros, teve a participação de 120 nadadores e desenrolou-se num circuito retangular montado entre o Cais das Colunas e a estação fluvial do Cais do Sodré. A prova, que contava para o Circuito Nacional de Águas Abertas 2018, foi um sucesso e um grande atrativo para os milhares de turistas que se encontravam na zona ribeirinha. O sol estava radioso, proporcionando uma temperatura do ar na ordem dos 33 graus e a temperatura da água atingiu os 20,1 graus, que, segundo as regras da FINA, proíbe o uso de fatos isotérmicos.

Foi uma honra para a equipa do Clube Millennium bcp participar nesta prova de homenagem a um grande senhor da natação portuguesa que tão grandes feitos obteve nomeadamente na natação de águas abertas.

Em termos de resultados, a nossa equipa de 3 elementos obteve as seguintes classificações: no setor feminino, as nossas nadadoras dominaram o escalão III (40-49 anos). Joana Arantes venceu ao classificar-se na 59.ª posição da geral com o tempo de 1h04m34s e Sofia Marques foi segunda classificada ao obter a 77.ª posição da geral com o tempo de 1h17m58s. João Silva voltou a ser o nosso melhor nadador, classificando-se na 44.ª posição da geral e no 4.º lugar do escalão IV (50-59 anos), tendo efetuado o tempo de 59m17 segundos.

Muitos parabéns aos nossos nadadores! Venha nadar connosco!

Publicado em 27/09/2018