Desporto

João Silva, Joana Arantes e Sofia Marques são campeões do 27.º Circuito de Mar do Algarve 2019

Nadadores obtiveram 20 lugares de pódio ao longo do circuito

Numa organização da Associação de Natação do Algarve e de vários clubes da região algarvia, realizou-se durante o mês de agosto a 27.ª edição do Circuito de Mar do Algarve 2019, prova este ano disputada em 9 praias algarvias.

Os nadadores do Clube Millennium bcp, João Silva, Joana Arantes e Sofia Marques conquistaram os títulos de campeões nos respetivos escalões.

Este circuito, que junta todos os anos, no Algarve, centenas de nadadores que aproveitam as suas férias para dar umas braçadas, foi constituído por dois tipos de distâncias em cada etapa. Uma prova de divulgação com menor distância (800 metros), destinada a não federados, ficando as provas de maior distância (entre 1.200 e 2.500 metros) reservadas a nadadores federados e nadadores masters federados em águas abertas.

O circuito funciona como um campeonato, somando os nadadores pontos, consoante as suas classificações em cada uma das provas. No final da última prova apuram-se os campeões do circuito em termos gerais, por escalões e por equipas. Este tipo de prova causa um grande impacto visual e atrai a curiosidade de milhares de veraneantes que se encontram no areal das diversas praias onde se realizam os eventos.

As etapas deste ano realizaram-se nas seguintes praias e datas:

. Dia 3 de agosto - Rio Gilão (Tavira);
. Dia 4 de agosto - Praia da Restinga (Alvor);
. Dia 10 de agosto - Praia Grande (Ferragudo);
. Dia 11 de agosto - Praia da Alagoa (Altura);
. Dia 15 de agosto - Praia de Quarteira (Quarteira).
. Dia 17 de agosto - Praia da Ilha de Faro (Faro);
. Dia 18 de agosto - Praia dos Pescadores (Albufeira);
. Dia 24 de agosto - Praia dos Pescadores (Armação de Pêra);
. Dia 25 de agosto - Praia da Rocha (Portimão).

O Clube Millennium bcp fez-se representar este ano, nas provas principais, por 4 nadadores: João Silva, Jorge Fernandes, Joana Arantes e  Sofia Marques.

No setor masculino, João Silva participou em 8 das 9 etapas, tendo vencido 6 e ficado em 2.º lugar em outras duas, sagrando-se assim campeão do circuito, no escalão Master G, nadadores dos 55 aos 59 anos, título que, nos últimos 16 anos de participação, conquista pela 14.ª vez.

Jorge Fernandes também esteve bem ao conquistar o 4.º lugar do pódio do escalão F (50-54 anos), fruto de um segundo e de 3 quartos lugares.

No setor feminino, o Clube também esteve muito bem representado, com as nossas sereias Sofia Marques e Joana Arantes a dominarem o escalão E (45-49 anos).

Sofia Marques e Joana Arantes conquistaram ex-aequo o título de campeãs do Circuito no escalão E (nadadoras dos 45-49 anos) ao vencerem 4 provas cada uma. Joana Arantes venceu as provas de Tavira, Ferragudo, Altura e Quarteira, enquanto Sofia Marques venceu as etapas de Faro, Albufeira, Armação e Portimão, tendo ainda se classificado em segundo lugar nas de Ferragudo e Altura.

De salientar, ainda, o 11.º lugar coletivo alcançado pela nossa equipa, num total de 57 equipas que pontuaram para o Ranking dos Clubes.

Terminou assim o 27.º Circuito de Mar do Algarve 2019. O balanço da participação da equipa do Clube foi mais uma vez excelente.

Os nossos nadadores obtiveram 20 lugares de pódio (14 de 1.º lugar e 6 de 2.º lugar) ao longo do circuito e espalharam a imagem do Clube e do Banco por praias cheias de milhares de veraneantes.

O próximo evento em que a nossa equipa de natação estará presente será a Travessia da Barragem de Montargil na distância de 3 km, no dia 7 de setembro, pelas 12 horas, prova esta que conta para o Circuito Nacional de Águas Abertas 2019.

Publicado em 29/08/2019