Desporto

Sofia Marques vence Travessia do Sado 2019

Prova de natação em águas abertas realizada num trajeto de 2.500 metros entre Tróia e Setúbal

Numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, da Associação de Natação de Lisboa e com o apoio logístico da Federação Portuguesa de Triatlo, realizou-se no passado domingo (10 de novembro), no estuário do rio Sado, a mítica Travessia a nado entre a península de Tróia e Setúbal, na distância de 2,5 km.

A prova, que durante muitos anos se realizou entre as duas margens do rio Sado, sofreu um interregno de uns 6 anos tendo voltado a realizar-se este ano. No evento, apenas destinado a nadadores federados ou a triatletas federados, participaram 60 nadadores em representação de uma dúzia de clubes.

A água estava nuns fresquíssimos 16ºc obrigando ao uso de fatos isótermicos. Alguma ondulação e um pouco de vento dificultaram ainda mais a evolução dos nadadores. Antes da partida, quando os nadadores se preparavam para saltar para a água, um grupo de golfinhos (roazes) veio desejar boa sorte a todos os participantes.

Os nadadores João Silva e Sofia Marques, do Clube Millennium bcp, foram os nossos representantes.

Sofia Marques foi a nossa campeã de serviço ao vencer o escalão 40-49 anos, com o tempo de 44m09s e ao obter o 12.º lugar da geral absoluta. Sofia logrou ainda conquistar a 2.ª posição da classificação geral feminina, o que é magnífico.

João Silva, um pouco abaixo do que é habitual, fruto de uma má navegação, obteve o 4.º lugar no escalão 50-59 anos, 26.º lugar da classificação geral, com o tempo de 50m03s.

Terminou assim a época 2019 de Águas Abertas. Os nossos nadadores estão todos de Parabéns pelas conquistas obtidas de Norte a Sul do País. Para o ano há mais! Venha nadar connosco.

Publicado em 13/11/2019