Desporto

Swim Grand Prix: Travessias Lisboa-Cascais e Oeiras-Cascais

6 nadadores do Clube concluíram com êxito a ultramaratona de 20 km e a maratona de 10 km

Realizou-se no passado sábado, dia 23 de setembro, a 1.ª edição do Swim Grand Prix nas distâncias de 20 e 10 km a nadar. O evento internacional, organizado pela 3 Iron Sports, faz agora parte do calendário anual da World Open Water Swimming Association e teve transmissão televisiva em direto na Sport TV 6 e no canal YouTube Swim GP Cascais.

Tratam-se de competições de natação em águas abertas de grandes distâncias, denominadas ultramaratonas e maratonas aquáticas, que se realizam em vários pontos do globo e que têm cada vez mais participantes. A inscrição numa prova destas não é aberta a todos, dada a extrema dureza da mesma. É exigido pela organização que os nadadores tenham algum currículo em distâncias a partir dos 5 ou 10 km.

O dia amanheceu com um sol magnífico e sem vento. A temperatura do ar encontrava-se nos 27ºc e a da água nuns 18.4ºc. A equipa de natação e águas abertas do Clube Millennium bcp não podia deixar de estar presente neste evento e fez-se representar por 6 nadadores que participaram nas provas de 20 e 10 km.

Na prova de 20 km participaram João Silva, Filipe Horta, Neville Suzman e Eduardo Ferreira. Na prova de 10 km participaram António Ramos e Sofia Marques.

A prova rainha, na distância de 20 km, desenrolou-se entre o Padrão dos Descobrimentos, em Belém (Lisboa), e a praia da Ribeira, em Cascais. Contou com a participação de 46 nadadores de 13 países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, África do Sul, Finlândia, Itália, Alemanha, Brasil, Marrocos, Ucrânia, Chile e Suécia. Por questões de segurança, o regulamento exigia que cada nadador desta distância tivesse a seu lado um kayak com canoísta próprio. Hugo Luz, Pedro Silva, Maria Gabriela e Rosário Nobre foram os canoístas do Clube, que prestaram uma valiosa ajuda aos nossos nadadores, quer na orientação dos mesmos, quer no fornecimento de abastecimentos líquidos e sólidos que cada um podia transportar no seu kayak.

Os primeiros 10 km da prova foram nadados na vazante da maré do rio Tejo, o que proporcionou aos nadadores tempos bastante rápidos para a distância, mas o reverso da medalha, a 2.ª parte da prova, já em pleno mar, com alguma ondulação e cansaço acumulado, veio dificultar e agravar o tempo total de cada um.

Para a história fica o êxito dos 4 nadadores do Clube Millennium bcp em terem terminado a 1.ª ultramaratona aquática realizada em Portugal Continental na distância de 20 km. Parabéns aos 4 ultramaratonistas aquáticos!

A prova de 10 km, realizada no mesmo dia, com a participação de 81 nadadores, teve partida na praia da Torre, em Oeiras, e terminou, tal como a de 20 km, na praia da Ribeira, em Cascais. A estrearem-se nesta distância estiveram a nadar pelo Clube os nadadores António Ramos e Sofia Marques. Dado o percurso desta distância ser efetuado já em pleno mar, os participantes, nesta distância, não beneficiaram da corrente vinda do rio. Os nossos 2 nadadores conseguiram também, com assinalável êxito, terminar a prova, estando igualmente de parabéns os nossos maratonistas aquáticos.

Resultados da prova de 20 km, que contou com a participação de 46 nadadores:

. João Silva - 21.º lugar da geral | 3.º lugar do escalão 55-64 anos | tempo: 4h49m04s;
. Filipe Horta - 28.º lugar da geral | 5.º lugar do escalão 55-64 anos | tempo: 5h16m38s;
. Neville Suzman - 39.º lugar da geral | 6.º lugar do escalão 55-64 anos | tempo: 5h46m50s;
. Eduardo Ferreira - 46.º lugar da geral | 14.º lugar do escalão 45-54 anos | tempo: 6h27m41s.

Prova de 10 km, que contou com a participação de 81 nadadores:

. António Ramos - 32.º lugar da geral | 11.º lugar do escalão 45-54 anos | tempo: 3h31m26s;
. Sofia Marques - 54.º lugar da geral | 4.º lugar do escalão 45-54 anos | tempo: 3h47m14s.

Venha nadar connosco!

Fotos: João Silva | 3 Iron Sports | Osga_Photo.

Publicado em 29/09/2023