Realizou-se na belíssima península de Troia, no passado dia 29 de outubro, a Final Nacional de Surfcasting, com a participação dos três sindicatos dos bancários da FEBASE.
Foram apurados para esta final 24 pescadores, sendo 6 representantes da equipa do Sindicato dos Bancários do Centro (SBC): Mário Veríssimo, António João Marques, Pedro Veiga, João Carvalho Lopes, Fernando Gaspar e Rui Nunes.
A chuva não deu tréguas aos participantes, acompanhando-os quase durante toda a prova. O mar apresentou-se com uma ondulação fraca de noroeste e com vento a soprar do quadrante sul, não criando grandes dificuldades aos pescadores.
Por outro lado, a grande quantidade de algas que começaram a aparecer no início da enchente criaram grandes problemas que os representantes do SBC conseguiram contornar com arte e engenho, sendo disso reflexo a classificação final.
A maior parte das capturas foram alcorrazes, peixe que aparece por aquelas paragens, com as primeiras chuvas de outono - é parecido com a sargueta, mas com uma coloração mais dourada e de elevado valor gastronómico por terras de Setúbal.
A classificação final ficou assim ordenada:
Geral individual:
. 1.º lugar - Mário Veríssimo SBC (CCAM);
. 2.º lugar - Pedro Veiga SBC (BBPI);
. 3.º lugar - Paulo Oliveira SBN (BST).
Por equipas:
. 1.º lugar - SBC1 [Mário Veríssimo (CCAM), Pedro Veiga (BPI) e António João Marques (MBCP)];
. 2.º lugar - SBN;
. 3.º lugar - SBC2 (Rui Nunes, Fernando Gaspar e João Carvalho Lopes).
Destaque ainda para o facto de o SBC ter obtido 2 primeiros lugares e 3 segundos lugares por setor. Estão de parabéns os pescadores do SBC pela brilhante prestação: campeões nacionais individuais e por equipas.
Publicado em 02/11/2022