Desporto

Kayak Trail do Tejo 2018

Relato do Associado Pedro Cordas

O Kayak Trail do Tejo é uma prova com um segmento inicial de kayak seguido de um segmento de trail, com a particularidade de ser disputada em equipa de dois elementos; mais do que uma prova é um convívio que nos é proporcionado pela organização. Nesta "prova convívio" havia duas distâncias de trail: 10 e 17 km; a distância a percorrer de kayak é igual nos dois eventos, 6 km.

A prova começa em Constância, na zona ribeirinha. A partida, a pé, é dada perto da zona de merendas e consiste numa corrida até aos kayaks, ao jeito das antigas provas de carros. Começámos no Zêzere e descemos até encontrar o Tejo, depois avançámos até ao Castelo de Almourol. Às 9 da manhã, altura em que partimos (as duas provas... 75 equipas), apanhámos uma calmaria na corrente dos rios (algumas horas mais tarde a corrente era bastante mais forte... como tinha facilitado o remo...); o trajeto no rio é bonito, e a cor das canoas e das equipas em contraste com o verde circundante e reflexo da água dão um espetáculo de cor e vida muito grande.

Feito o segmento do rio, começámos o segmento de trail (eu fiz os 10 km em equipa com a minha filha, distância que era aberta para todas as idades) - é um percurso simples e sem grande altimetria, acessível a todos, e aqui acho que reside uma das vantagens desta "prova convívio" - a acessibilidade que permite que todos façam a prova com mais ou menos tempo, se divirtam e passem um bom momento...

No final houve um almoço convívio que consistia em sandes de porco no espeto, caldo verde... e sobremesas variadas levadas pelos participantes. Quanto aos atletas do Clube, penso que será unânime dizer que todos passaram uma bela manhã! Para o ano acredito que consigamos ter ainda mais equipas presentes.

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 27/07/2018