Desporto

Monte Agraço Trail Run 2019

Manuel Rodrigues conquistou um excelente 5.º lugar na geral e o 1.º posto no escalão M50

Disputou-se no passado dia 27 de outubro a 2.ª edição do Monte Agraço Trail Run, com 3 distâncias à disposição dos participantes: trail longo com 26 km, trail curto com 16 km e caminhada com 12 km.

A prova percorreu trilhos cheios de história, com passagem pelo Forte de Alqueidão, fortaleza com grande relevância no sucesso no combate às invasões francesas. Neste forte estava instalado o posto de comando das Linhas de Torres, uma vez que se encontrava na cota mais alta de todo o sistema, adiante do qual se estendia o campo de batalha esperado. Dispunha de contacto visual direto com a Serra do Socorro, onde se articulavam os sinais de comunicação tanto para a zona de Torres Vedras como para o litoral.

Pese embora a previsão ser de chuva, a manhã esteve fantástica para a prática deste desporto e o único ponto menos positivo acabou por ser o número um pouco reduzido de participantes no trail longo.

O Clube Millennium bcp marcou presença com 2 atletas no trail longo: Manuel Rodrigues e Pedro Raposo, mas com objetivos bem diferentes. Manuel Rodrigues, habitante do concelho do Sobral de Monte Agraço, aproveitou a proximidade para disputar mais uma prova de trail, enquanto que o Pedro Raposo, que se encontra a disputar o Circuito Turres Trail, não queria deixar passar a oportunidade para continuar a lutar pela liderança do circuito, já que antes desta prova se encontrava na segunda posição da geral.

No que respeita à prova, esta iniciou-se muito rápida com os participantes do trail curto a imporem um ritmo muito forte até ao km 5. Nessa altura deu-se a divisão com as posições a começarem a ficar alinhadas no que respeitava ao trail longo e com os atletas do Clube a lutarem por lugares entre os 10 primeiros, com esta situação a manter-se até final.

Manuel Rodrigues garantiu um excelente 5.º lugar na geral e 1.º no escalão M50 e Pedro Raposo chegou na 10.ª posição, tendo perdido um lugar no pódio por apenas 20’. Ainda assim, com este resultado, saltou para a liderança do circuito, tendo inclusive assegurado a vitória do Circuito Turres Trail 2019, quando falta ainda disputar a última prova, que se irá realizar em Montejunto no próximo dia 1 de dezembro.

Aceda aqui a classificação final desta prova.

Publicado em 13/11/2019