Desporto

Trail Running "Desafio 5 Cumes" realizou-se em Mafra

Relato do Associado Pedro Cordas

As provas começaram no campo de futebol de Alcainça, com algum frio, mas sem chuva, portanto, com um tempo quase perfeito para a modalidade (ao fim de 2 ou 3 km já ninguém ia com frio...). Eu vou centrar-me na prova de 26 km (Desafio 5 Cumes), a que fiz. Havia ainda a de 14 km (Desafio 2 Cumes) e uma caminhada desportiva com 10 km.

O objetivo da prova é simples: há vários cumes que têm que ser alcançados (em teoria 5... mas nós passámos em 6; é verdade que passámos num dos cumes duas vezes, mas as pernas querem lá saber disso, que é o mesmo cume atacado por outro lado!). Basicamente, as grandes dificuldades estão nas subidas aos cumes que são bastante íngremes, o que combinado com as zonas de ligação e descidas (algumas também muito íngremes e técnicas), feitas de forma bastante rápida, acabam por ir desgastando, acabando por ser uma gestão do esforço, aliás, como é sempre nestas provas - às vezes basta uma "coisa" assim, simples e bem organizada, para uma manhã muito bem passada, vai daí a prova ter esgotado.

Os últimos quilómetros foram feitos em sentido inverso ao início da prova, portanto nada de novo de paisagem, mas com o tabuleiro virado ao contrário. E estava feito. Já na meta soubemos que a Ana Gil tinha ganho a prova dos 2 Cumes no seu escalão e que tinha gostado bastante da sua prova de estreia. Quanto aos outros atletas do Clube Millennium bcp estiveram todos bastante bem. A prova parece fácil no papel... lá é um pouco mais exigente. Parabéns a todos!

Clique aqui para aceder ao artigo na íntegra.

Publicado em 02/12/2021