Desporto

Sofia Ramalho conquista o 1.º lugar no seu escalão na 5.ª edição do Terrugem Trail em Sintra

Relato do Associado Rui Ramalho

É sempre agradável ir a provas onde a simplicidade e a carolice dos seus organizadores são a base de um evento que reúne atletas e ajudas da zona para concretizá-lo.

Um estudo mostrou que para dois grupos de pessoas com o mesmo tipo de cansaço de uma semana de trabalho e tarefas domésticas, embora fosse acrescentar a esse cansaço exercício físico em vez de sofá e comando de tv, foi o grupo que optou pelo exercício físico que fez uma recuperação mental muito mais eficaz.

Embora seja um tema fora das crónicas normais, neste Trail da Terrugem tivemos a prova viva dessa experiência. A nossa Sofia fez banco de 12 horas (20h-8h) nas urgências do Hospital de São Francisco Xavier, saiu com a pressa e o cuidado para poder chegar de Belém à Terrugem a tempo de partirmos com todos os atletas às 9 horas.

Ainda deu para dois dedos de conversa com o restante grupo do Clube Millennium bcp e lá fomos nós rumo aos trilhos bem bonitos que nos esperavam, com muitos "single track’s", muita vegetação, bastante água de riachos e mais aventura do que esperado em duas zonas em que não dava mesmo para correr e onde os mais baixos tiveram alguma dificuldade a descer pequenas ravinas e no nível da água. Um verdadeiro trail com tudo o que é preciso.

A Sofia teve a quebra de quem trabalhou toda a noite, mas acabou em 4.º lugar da Geral e em 1.º lugar das Seniores Femininas, e acima de tudo com o sorriso de quem, pelo exercício, fez um dois em um: exercício físico e recuperação mental, ambas dignas de pódio.

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 15/03/2022