Desporto

"Trilhos dos Pernetas 4.7." realizou-se em Santa Maria da Feira

Álvaro Pinto, Jorge Alves, Rui Felgueiras e Vitor Almeida foram os nossos representantes

Relato de Rui Felgueiras

Trilho dos Pernetas, de facto o nome «per si» era sugestivo, tendo eu, o Álvaro Pinto, o Jorge Alves e o Vitor Almeida sido rápidos a inscrever-nos. Podemos dizer que de pernetas ficou só o nome da prova que se realizou no passado dia 1 de maio. Por coincidência inscrevemo-nos os 4 nos 18 km. Eu desconhecia o trajeto e no início resolvemos logo tirar umas fotos.

Claro que mal se deu a partida, o Jorge e o Vitor, "as gazelas do monte", arrancaram e eu e o Álvaro deixámo-los ir. Com toda a sinceridade, no Trail do Paleozóico dei um tombo que me arrastou para fora de treinos durante duas semanas, e com isso foi-se a boa forma e a confiança, e mantenho, ainda hoje, algumas mazelas que não se veem. Dizem-me: epá, mas insistes? Claro... está-me no sangue, há que ir à luta e manter a paz de espírito que a corrida me traz.

Bem... voltemos à prova. Eles aí vão, com os primeiros quilómetros maioritariamente descendentes e eu em "safe mode", como dizia o Álvaro, a quem eu tinha prometido acompanhar do princípio ao fim da prova. E cumpri! A descer parecíamos umas lebres. A subir parecíamos umas tartarugas, vulgo pernetas. Era vê-los a caminhar a passo rápido e eu de quando em vez a sacar de um "anda Álvaro!".

Umas fotos... uns abastecimentos nos quais entre a sandes de presunto e umas bananas recuperávamos para a próxima tortura. Ups, uma subida... o trail tem disto; mistura a paisagem bonita daquela zona com trilhos até de alguma beleza e com algumas travessias de rios límpidos onde o Álvaro, fruto do cansaço, me dizia: aqui há trutas de certeza. E eu, claro, não posso contrariar um "trailista" destes. Ok, haja trutas, mas anda mais rápido, por favor! Veio também uma bela poça de lama onde os doutos corredores se banharam até onde puderam, ou seja, sujaram-se todos.

E nada como acabar a prova num modo descansado, ir comer uma sandes de ovo estrelado com presunto e uma mini e dar umas graçolas enquanto regressávamos a casa para um repasto do Dia da Mãe.

Resumo do trail do Trilhos dos Pernetas: bom ambiente, um dia bom para correr - nem calor, nem frio -, uma serra engraçada com misto de pisos e um bom companheiro à prova de qualquer dúvida. Venham mais!

Publicado em 10/05/2022