Desporto

Estreante Manuel Andrade presente no Foz Côa Douro Trail Adventure 2023

Atleta fez-se acompanhar por Fernando Resende e Firmino Nogueira

Relato de Manuel Lobão Andrade

Há sempre uma primeira vez em tudo na vida e uma vez que corro há pouco mais de meia dúzia de anos, agora no escalão M60, aceitei o desafio de colegas de corridas e de trabalho para me inscrever no Foz Côa Douro Trail Adventure, que se realizou no passado dia 12 de março. Apercebi-me logo que a prova seria muito exigente.

Já tinha notado que nalgumas provas de estrada se registavam ausências de corredores "ferrinhos". Depois vim a descobrir que começaram a participar em provas de trail, e que muitos deles agora praticam mais trail do que estrada. Agora era a minha vez!

O desafio era exigente, sim, mas tinha aliciantes, nomeadamente:

. era na região das minhas origens;
. a organização estava a cargo da Carlos Sá Nature Events;
. e havia a componente gastronómica.

Aceitei! A partida dos 13 km foi na "Petiscaria Preguiça" (que oferece uma vista fantástica sobre o Douro; tantas vezes que lá vou, ao almoço ou ao final da tarde no verão) e logo ocorreram as primeiras paragens para tirar fotografias das encostas e das curvas do Douro (este tempo "perdido" ainda me vai fazer falta no final da prova).

Ouvi as "bocas" do costume: "você vem para as fotos ou para correr?". Depois, o entusiasmo de principiante que antes de chegar à Capela de Santa Bárbara (antes dos 6 km) já estava mais estoirado do que no final da pior das maratonas.

O tempo esteve ótimo, confirmando o microclima da região, mais de 10ºc na partida e quase 25ºc na chegada. Fiz um 4.º lugar no escalão (faltou um "danoninho", ou menos umas fotos para alcançar o pódio). Fiquei fã.

Agora volto à estrada para terminar a preparação para a 127.ª edição da "Boston Marathon", a 17 de abril de 2023. "Let's go!".

Publicado em 21/03/2023