Desporto

Estrela Grande Trail levou os nossos atletas à Serra da Estrela

Pedro Silva, Vitor Almeida e Maria Rosário Nobre subiram ao pódio nos respetivos escalões

Relato de Paula Batalha

Fui desafiada a ir a esta prova, e não consegui resistir por ser mais uma oportunidade de estar novamente com esta malta fixe [apesar de na semana anterior ter feito cerca de 92 km no Ultra Trail de São Mamede (UTSM)]. Mas, tive o cuidado de me inscrever numa prova mais curtinha - 26K/Estrela Taurus - para não penar tanto. No entanto, como no UTSM, consegui ficar com algumas mazelas e previ logo que a prova não ia correr de feição.

No 1.º dia de provas (13 de maio) do Estrela Grande Trail, o Edu, a Gabi, o João Silva e o Neville foram fazer os 49K/Estrela Orion Belt, pelo que os restantes resolveram fazer a Caminhada Estrela Geopark/8K, só para não ficarem sem fazer nada (como se na Serra da Estrela não houvesse atividades suficientes para entreter durante dias a fio!).

Assim, eu, a Rosário e o João, lá fomos caminhar durante mais de 2 horas enquanto o guia nos explicava a origem do nome Serra da Estrela, os tipos e origem dos castanheiros e outras árvores ali existentes, os fungos que convivem pacificamente com algumas árvores, e outras histórias. Apesar de não terem sido muitos quilómetros, e de ter sido efetuada num ritmo muito sereno, foi culturalmente enriquecedora.

Esta é uma das provas que não me importo de repetir (já foi a minha 3.ª ou 4.ª participação), pela organização e ambiente. Todos os atletas do Clube Millennium bcp portaram-se ao mais alto nível, com destaque para os seguintes pódios:

. 49K - Pedro Silva - 1.º lugar do escalão M55;
. 26K - Vitor Almeida - 2.º lugar do escalão M60;
. 26K - Maria Rosário Nobre - 3.º lugar do escalão F55.

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 23/05/2023