Login
Nº Sócio
Pin
    
 

O meu primeiro IronMan!


Clube Millennium bcp presente no Triatlo North West Triman na Galiza


Relato do Associado e Triatleta Rui Magalhães

Depois de vários halfs efetuados, o objetivo era mesmo efetuar um IronMan. Sabia que o desafio não seria fácil. Seria preciso uma boa dose de ousadia, coragem, empenho, dedicação, sofrimento e elevado suporte familiar. Em resumo, uma boa conjugação de vários fatores.

Comecei logo por escutar o suporte familiar pois, sem ele, mais vale não encetar qualquer desafio deste calibre. O mesmo é fundamental. O número elevado de horas que passamos fora de casa para treinarmos (principalmente o segmento de bicicleta, que é o mais exigente neste particular), os fins de semana “alterados”, os almoços e jantares sem a minha companhia têm de ser conversados e aceites em família. Felizmente, o apoio foi incondicional desde o primeiro dia. Nunca uma palavra sobre se um determinado treino foi mais demorado ou se ia treinar a horas menos próprias, pelo contrário, ânimo e força eram as palavras ouvidas.

Aproveito, desde já, para agradecer à minha mulher Teresa e aos meus filhos Mauro e Rui todo o apoio e motivação na preparação e realização deste desafio. Nunca é de mais referir que, sem eles, tal não teria sido possível. Obrigado!

Apesar de já ter nas pernas ritmo derivado de outras provas de menor dimensão, a preparação específica para esta prova foi iniciada em janeiro de 2018 (a cinco meses da prova). O plano (“home made”) passava por efetuar 6 treinos por semana com apenas 1 dia de descanso, preferencialmente nos dias úteis, mas que podia ser rotativo aos fins de semana (não esquecer a família). O sucesso do plano passava por muita disciplina na sua execução.
Apesar de parecer algo agressivo a ideia era contar já com alguma falha que viesse a ocorrer (ex: doença, trabalho, imperativo familiar, etc.) e, como seria de esperar, tal aconteceu. É inevitável.

Para quem gosta de números e estatística, como é o meu caso, aqui ficam algumas curiosidades relativamente aos treinos (21 semanas):

. Natação - 48 treinos; 115 km; 47 horas;
. Bicicleta - 54 treinos; 3.400 km; 128 horas;
. Corrida - 68 treinos; 775 km; 68 horas.

Aceda aqui ao artigo na íntegra.

Publicado em 11/07/2018