Desporto

XTerra Portugal 2021

Relato do Associado Nuno Nobre

2.ª vez num triatlo em modo "country" XTerra Portugal!

O XTerra Portugal é uma prova internacional organizada pelo Núcleo Sportinguista da Golegã, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal. É constituído por uma prova standart pontuável para o XTerra Europe de apuramento para o XTerra World Championship. Paralelamente contava também para o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross.

Natação: Percurso de ida e volta sem corrente, partida dentro de água, com 2 voltas com passagem por terra.

Ciclismo: Percurso de BTT em linha, numa volta única, essencialmente em terra batida, nos terrenos de Lezíria, Paul do Boquilobo e Charneca. O terreno apresentava um desnível considerável. Apesar de não ter subidas muito extensas e com cerca de 8 km de zonas planas, apresentava algumas zonas com bastantes seixos e a progressão acabava por ser um pouco mais lenta, sendo que as descidas se tornavam mais perigosas devido à quantidade de pedra solta (descidas perigosas assinaladas no local).

Corrida: Percurso essencialmente em terra batida, areia e trilhos, totalmente plano, sendo os dois quilómetros finais dentro da Golegã com piso de calçada. Para além da dificuldade do percurso, este ano tivemos uma dificuldade acrescida, que foi o calor. Tive especial atenção de não falhar a alimentação e hidratação durante o percurso de BTT, porque sabia que iria sofrer as consequências na corrida.

Na natação, como a temperatura da água era superior a 22ºc, o segmento foi feito sem fato de neopreno; foram 1.5 km com uma saída aos 750m feito em 36':33".

T1 - Transição correu dentro do esperado (2':28").

Ciclismo, desta vez coube à bike de montanha fazer as honras do evento, sensação estranha pois estou mais habituado a pegar na "cabra". Bem fresquinho após sair da água, foram 5 km planos o que foi bom para me adaptar à bike e ao terreno, que estava muito seco e com subidas difíceis, mas descidas ainda mais difíceis, muito técnicas com terra e pedra solta. Fiz o segmento em 2:17, embora a prova não tivesse muita altimetria esta estava cheia de "single-tracks", com muitas viragens o que sempre dificulta manter um ritmo alto.

T2 - Chegada com as pernas em bom estado e feita de uma forma rápida 1’:04".

Corrida em modo Trail onde o calor continuava forte. Começo com um ritmo de 4:50 e no fim ficou em 55':01". No fim, prova realizada em 3:52:16. Deixo a minha classificação quer no XTerra Europe, quer no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross:

. XTerra Europe - #108.º da Geral;
. Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross - #62.º da Geral (#9.º Escalão).

Publicado em 07/12/2021