Desporto

Apresentação da Modalidade e da Secção

Se és Sócio do Clube Millennium bcp e gostas de nadar, pedalar e correr, junta-te a nós!

O Triatlo moderno (natação, ciclismo e corrida, por esta ordem) terá surgido em San Diego, Califórnia, a 24 de setembro de 1974, quando uma equipa do clube de atletismo local organizou uma disputa para sair da rotina dos treinos na pista. O desafio consistia em nadar 550m, pedalar 8km e correr 8,5km. 46 participantes completaram a prova e, a partir daí, a modalidade cresceu até se tornar olímpica, com milhões de praticantes em todo mundo.

A primeira grande competição foi o Ironman, organizado em 1978 no Havaí, com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) tinha melhor preparação física e maior resistência. As distâncias do Ironman surgiram de três importantes provas havaianas: a travessia de natação de Waikiki (3,8km), ciclismo ao redor de Oahu (180km) e a tradicional maratona de Honolulu (42.195m). Quem terminasse em primeiro seria o “homem de ferro”. Dos 15 participantes, 12 completaram, tendo o vencedor terminado a prova em incríveis 11h46m58s.

Em 1989, foi fundada a International Triathlon Union (ITU), com a missão principal de levar a modalidade às Olimpíadas. Em Sydney, no ano 2000, o Triatlo estreou nas Olimpíadas, com a distância conhecida como “Triathlon Olímpico”: 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Derivada desta distância, surgiu também o Short ou Sprint Triathlon: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Em 1995, surgiu o circuito Ironman 70.3, que representa a distância de meio Ironman em milhas: 1,9km de natação (1,2 milhas), 90km de ciclismo (56 milhas) e 21km de de corrida (13,1 milhas) – total de 70.3 milhas. O Mundial de Ironman 70.3 acontecia em Las Vegas em setembro, passando depois a ser itinerante. Assim, como acontece com o Mundial de Ironman, é necessário obter classificação através de uma das provas do circuito mundial. Por atraírem muitos atletas de diversos níveis e objetivos, as provas de meio ironman são as mais populares na longa distância, com diversos organizadores além da conhecida marca Ironman.

A ITU também promove o Mundial de Longa Distância, que acontece nas distâncias de duplo olímpico (2O – 3km de natação, 80km de ciclismo e 20km de corrida) ou triplo olímpico (3O – 4km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida). Recentemente, foi introduzido pela ITU, o Triatlo por equipas na distância super sprint (0.265m de natação, 4,9km de ciclismo e 1,2km de corrida). Outros multidesportos também são reconhecidos pela ITU. O Cross Triathlon, ou Triathlon Off-road, em BTT e Trail, sendo o circuito mais famoso o XTERRA, que começou em 1996 na Ilha de Maui, no Havaí.

A Secção de Triatlo do Clube Millennium bcp foi criada perto do ano 2010 e conta atualmente com 25 atletas habilitados a participar em provas organizadas pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP), havendo ainda a possibilidade de qualquer sócio participar nas provas abertas (nas quais não é requerido o licenciamento na FTP). Desde a sua génese, vários atletas lograram alcançar pódios nos respetivos escalões de idade a nível individual e também por equipas, sendo já 30 o número de atletas do Clube Millennium bcp, a ter completado a mítica distância Ironman.

Se és Sócio do Clube Millennium bcp e gostas de nadar, pedalar e correr, junta-te a nós!

Contactos:

Seccionista: Pedro Fernandes
Responsável Técnico: Nuno Prazeres
Diretor da Modalidade: Rogério Araújo

Publicado em 07/03/2022