Desporto

Campeonato Europeu de Triatlo Age Groups em Pontevedra

João Coelho ficou em 35.º lugar do seu Age Group em cerca de 50 atletas de vários países

Realizou-se no dia 26 de Junho de 2011, o Campeonato da Europa de Age Groups de Triatlo. A prova pode ser realizada em dois formatos opcionais: distância Sprint (750m de natação, 20 km de bicicleta e 5 de corrida) ou distância Olímpica (1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 de corrida). Cada país tem direito a um número pré-determinado de vagas por cada escalão de idade. Os escalões que atribuem títulos europeus em masculinos e femininos são: 18-19; 20-24; 25-29; 30-34; 35-39; 40-44; 45-49; 50-54; 55-59; 60-64; 65-69; 70-74; 75-79. Isto significa, portanto, que cada país em cada escalão pode levar representantes para lutarem por uma medalha europeia.

A prova dos Age Groups estava agendada para domingo às 8h da manhã. No dia anterior, havia a prova principal das Elites onde os melhores do mundo lutavam pelo título europeu. Mas nesse fim-de-semana havia mais competições: Paratriatlo, Juniores, Estafetas, enfim... Pontevedra vestiu o fato de triatlo por 3 dias.

Na prova principal, Javier Gomes “Noya” lutava contra os irmãos Brownlee com os portugueses a quererem espreitar qualquer oportunidade. No final e depois de uma prova plena de agitação e de peripécias (Alistair Brownlee furou e foi o seu compatriota Wilshire que lhe ofereceu a roda, e desistiu para que o actual melhor triatleta mundial pudesse continuar em prova, o que foi fundamental para que o inglês voltasse a apanhar o grupo da frente e depois na corrida confirmar o seu estatuto de melhor do mundo e vencer com 1h47). Entretanto, tudo isto serviu para que os atletas dos Age Groups ali presentes ainda antecipassem a prova de domingo com mais ansiedade.

No dia seguinte, alvorada por volta das 6 da manhã... ainda tínhamos que ir ao parque de transição para ajustar a bike e fazer os preparativos para o segmento difícil que se avizinhava. O trajecto de 40 km estava dividido em 2 voltas de 20 km, sendo que os primeiros 10 km eram sempre a subir. Depois da inspecção à bike e tudo a postos, os atletas pegaram nos seus fatos e lá foram para o aquecimento no rio onde o segmento de natação se faria, com apenas uma volta. Não se conseguiam ver as bóias de retorno uma vez que a plataforma de partida ficava virada para uma curva e não se conseguia alcançar o retorno.

A partida foi dada de forma faseada. Isto é, de forma a evitar a confusão de cerca de 800 atletas, partiam 2 ou 3 grupos de idade de cada vez, o que permitia ir espalhando os atletas ao longo do percurso de prova e evitar grandes confusões na água.

Após o tiro de partida do grupo 40-44 por volta das 8h12, o nosso atleta João Coelho partiu juntamente com os outros Age Groups e estava dado o mote para mais uma prova. Tirando a molhada inicial e a procura para a melhor posição para abordagem às primeiras bóias, o percurso de natação correu dentro das expectativas e capacidades do nosso atleta cumprindo este segmento em cerca de 27 minutos.

À saída da água olhava-se e via-se o parque de transição bastante longe, o que justificou um tempo na primeira transição de 2’38. Uma vez na bicicleta e após um refrescamento com bebida isotónica instalada no reservatório preso ao guiador, isto porque sendo um Olímpico Standard não era permitido andar na roda e por isso podiam ser usadas bicicletas de contra-relógio, iniciou-se a subida até ao primeiro retorno. Uma subida de quase 10 km, seguida de uma descida que, em vez de dar para descansar, ainda te cansa mais devido à velocidade que pretendes atingir para compensar a subida faz com que ao final da segunda volta e após a distância concluída em 1h09 a uma média de 35 km/h concluiu-se este segmento.

A transição para a corrida foi relativamente rápida e agora iniciavam-se quatro voltas a um circuito de 4 voltas pela cidade de Pontevedra, com um pequena subida mas que nesta altura já fazia muita mossa a quem tentava imprimir um bom ritmo. Sendo este o segmento pior do nosso atleta e o facto de se ter desgastado muito na bicicleta, fez com que a sua prestação se limitasse por 47’ na corrida para um tempo total de 2h25m50s. Com este tempo, o atleta do Clube Millennium bcp em representação de  Portugal, João Coelho, ficou em 35.º lugar do seu Age Group em cerca de 50 atletas de vários países.

O fim-de-semana em Pontevedra foi totalmente dominado pelo triatlo com provas de sexta a domingo, e onde João Coelho ainda teve tempo para conhecer os irmãos Brownlee conforme as fotos em anexo o confirmam uma vez que a selecção inglesa ficou no mesmo hotel durante este evento.

Publicado em 01/07/2011