Desporto

13.º Triatlo de Vila Viçosa

João Lucas Coelho, José Albano e Pedro Quaresma representaram o Clube na 6.ª prova da Taça de Portugal

Decorreu, no passado dia 10 de Julho, o 13.º Triatlo de Vila Viçosa, 6.ª prova da Taça de Portugal de Triatlo, disputada na distância de 1500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Apesar de ser a distância olímpica, conforme tem sido hábito nesta prova, o segmento de ciclismo realizou-se sem “drafting” (não é permitido andar na roda), mantendo assim o espírito original do triatlo.

Bárbara Clemente repetiu a vitória da edição anterior (2010) e Hugo Ventura assinalou uma estreia vitoriosa em provas da Taça de Portugal.

Nos clubes masculinos, o DUNIK.PT - Clube dos Galitos, venceu e assumiu a liderança da classificação da Taça de Portugal. Na segunda posição ficou o Garmin Olímpico de Oeiras e, na terceira, o Sporting CP - St. Peters School. Hugo Ventura (DUNIK.PT - Clube dos Galitos) teve uma prestação perfeita: foi o primeiro à saída da água, ganhou vantagem a toda a concorrência no segmento de ciclismo e no segmento de corrida final ainda teve forças para cumprir o melhor segmento de todos quantos participaram nesta 13.ª edição do Triatlo de Vila Viçosa. A luta pelas restantes posições foi bastante animada, já que na corrida final o vencedor da edição do ano passado, José Veiga (Garmin Olímpico de Oeiras), conseguiu ultrapassar Tiago Maio (que viria a ser terceiro) e Diogo Custódio (que seria 4.º classificado) e assim subir ao 2.º lugar da classificação final.

Colectivamente, e no sector feminino, a vitória coube ao Garmin Olímpico de Oeiras. Bárbara Clemente (Garmin Olímpico de Oeiras) foi a segunda a cumprir os 1500 metros de natação, logo atrás de Ana Filipa Sampaio (Alhandra SC). Mas uma vez, no segmento de ciclismo, rapidamente Bárbara Clemente assumiu a liderança. Contudo, mais atrás, Vanessa Pereira (Triatlo Clube TAP) fazia um excelente ciclismo e fazia perigar a liderança de Bárbara Clemente, que só no segmento de corrida final conseguiu assegurar a vitória. Com a sua excelente recuperação Vanessa Pereira seria segunda classificada e Cecília Shin (Sporting CP - St. Peters School) completaria o pódio feminino.

O Clube Millennium bcp esteve representado por três atletas: João Lucas Coelho, José Albano e Pedro Quaresma, que para além da classificação individual obtida, conseguiram também pontuar como equipa.

João Lucas Coelho realizou a prova em 2:35:52 e classificou-se em 61.º da geral e 10.º no escalão V1, sendo de destacar a sua prestação naquele que é o seu segmento mais forte - ciclismo - onde habitualmente consegue uma prestação acima da classificação final.

No escalão V2 ficaram classificados Pedro Quaresma (2:39:31) e José Albano (2:40:55), em 8.º e 9.º do escalão, respectivamente, tendo ficado em 68.º e 72.º, respectivamente, na classificação geral. Também aqui se destacam as prestações acima da média, de José Albano no segmento de corrida e no segmento de natação de Pedro Quaresma, denotando claramente quais são os seus segmentos preferidos.

O segmento de natação decorreu na Barragem de Lucefecit, situada junto à vila alentejana de Terena. Os atletas nadaram os 1500 metros, realizando duas voltas num percurso balizado junto ao paredão da barragem. A temperatura da água, cerca de 24 graus, não permitiu a utilização de fato isotérmico, fazendo com que este segmento fosse em tudo semelhante a uma prova de natação em águas livres.

O segmento de ciclismo era disputado em estradas abertas ao trânsito, saindo da Barragem de Lucefecit, passando pelo Alandroal e seguindo depois por Bencatel, para finalmente chegar a Vila Viçosa. A organização, com a colaboração da GNR, garantiu um efectivo condicionamento de trânsito ao longo do percurso permitindo assim aos atletas realizarem este segmento sem problemas com a circulação automóvel. Este segmento apresentava alguma dureza devido ao perfil do traçado que apresentou algumas subidas relativamente longas. O facto de ser uma prova em linha que atravessava algumas vilas, fez lembrar, com as devidas proporções, uma etapa da Volta a Portugal, com bastantes pessoas a assistirem e a apoiarem os atletas.

A última parte da prova realizava-se já em plena Vila Viçosa e contámos, também aqui, com a presença de um público que apoiou os atletas numa fase em que o calor já apertava, apesar de estar uma temperatura “fresquinha”para a época (30ºc). Para completarmos os 10 km do segmento de corrida, realizámos quatro voltas num traçado onde as subidas e descidas eram uma constante.

Em resumo, mais uma etapa da Taça de Portugal, realizada num cenário muito bonito do nosso país, tendo como ponto central a bonita Vila Viçosa, vila desde 5 de Junho de 1270 pelo foral concedido por D. Afonso III. O triatlo volta a estar em acção a 23 e 24 de Julho, em Abrantes, com mais uma prova da Taça de Portugal.

Publicado em 15/07/2011