Desporto

O meu primeiro triatlo na distância de sprint

Relato do Associado Vítor Gomes

O meu primeiro triatlo na distância de sprint (750 metros de natação + 20 km de bike + 5 km de corrida). Já tinha feito um triatlo na distância super sprint e apesar de a natação não ter corrido muito bem, gostei do desafio. Assim resolvi tentar fazer outro um pouco maior. Escolhi Alpiarça, principalmente porque o segmento da natação é feito em barragem e assim não teria de me preocupar com correntes e afins.

Chegado a Alpiarça e feito o “check-in”, dirigi-me para a água (muito fria, 14ºc), quando vou colocar a touca na cabeça fiquei com um pedaço na mão, tentei segurá-la com os óculos e lá me posicionei na água para a partida. Toca a buzina e lá vamos, os primeiros metros da natação foram para mim um suplício... mãos geladas, orelhas a doer, enfim... nado para aí 30 metros e sinto a touca a sair da nuca. Paro, agarro a touca e os óculos, tento vesti-la novamente, bebo uns "pirolitos"... não consigo, ponho os óculos e tento nadar com a touca na mão, não dá jeito. Começo a nadar pernas costas e ao fim de várias tentativas lá consigo pôr a touca e prende-la com os óculos quando olho já não vejo ninguém, tenho um barco ao meu lado, também existe barco vassoura no triatlo? Lá começo a nadar e até ao fim não tive mais problemas. Contornei bem as bóias e acho que até fui num bom ritmo. Quando estou a sair da água viro-me para o pessoal que lá estava e atiro, se isto virasse era o primeiro, responde um tipo: “não eras nada que ainda estão meia dúzia na água...”. Olhei e era verdade, ainda consegui passar uns atletas na água.

Chego ao parque de transição e não tive problemas em encontrar a minha bike (só lá estavam meia dúzia!). Quando estou a sair para a estrada mandam-me parar - os da frente estavam a acabar a primeira volta de 10 km do segmento de ciclismo. Saí depois deles passarem e é impressionante o ritmo! Estava encostado a eles, quando olhei novamente já estavam a 50 metros?! Fiz as duas voltas praticamente sozinho, com vento forte e sempre contra! Os grupos que iam passando por mim, eram muito rápidos e não conseguia ir muito tempo na roda.

O segmento de atletismo correu bem. Foi sempre a passar atletas (que já iam na segunda volta deles), ainda consegui "arrastar" algumas atletas que iam em dificuldades (deu para arranjar umas "amigas").

A melhorar: As minhas transições são muito lentas. Houve 3 atletas que saíram da água depois de mim e saíram para a estrada antes de mim. Enfim, a experiência também se constrói com outras participações.

Conclusão: 1:31:24 para completar os 3 segmentos.

Quanto às classificações dos restantes atletas do Clube Millennium bcp, em 333 “finishers”, o Fernando Feijão foi o 1.º do escalão V4 com 1:15:13 e o Manuel Rodrigues foi 16.º do escalão V2 com 1:20:29.

Próxima participação: o nosso Clube vai estar representado, já no próximo fim-de-semana, em Monte Gordo, e aí o desafio a ultrapassar é na distância de Meio-Ironmen, ou seja, 1900 metros de natação, 90 quilómetros de bicicleta e, por fim, 21 quilómetros de corrida.

Para quem se quiser aventurar na modalidade, o ambiente é muito engraçado, o principal é ir sem stresses e evitar confusões (na água e na bicicleta), deixar andar e desfrutar.

Publicado em 20/03/2012