Desporto

Clube com excelentes prestações na prova aberta do Triatlo de Lisboa

Gonçalo Rodrigues foi o 1.º atleta do Clube a cortar a linha de meta...

Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras) e Anaís Moniz (SL Benfica) foram os grandes vencedores da terceira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo 2012 que se disputou na zona de Belém, em Lisboa, no passado dia 7 de outubro.

Para além da terceira etapa do Campeonato Nacional Individual, o programa incluía ainda a terceira etapa do Campeonato Nacional de Aquatlo de Juvenis e a Prova Aberta, na distância de 300 metros de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida na qual o Clube esteve representado por 3 atletas, entre os cerca de 150 que se apresentaram à partida.

Por volta das 10h15, com a imagem da torre de Belém em plano de fundo, deu-se início à prova aberta com o segmento de natação a ser realizado no rio Tejo, com a água a apresentar-se com uma temperatura bastante aceitável para esta altura do ano, a rondar os 18ºc, e que acabou por permitir que muitos atletas dispensassem a utilização do fato isotérmico. Neste segmento, o primeiro atleta a sair da água acabou por ser o Rogério Araújo, por sinal o único a levar fato e que ainda assim conseguiu ser o primeiro a sair para o segmento de bicicleta com uma pequena vantagem para o Gonçalo Rodrigues.

No segmento da bicicleta, onde os atletas tinham que completar duas voltas a um percurso completamente plano de 4 km realizado na Av. das Descobertas, veio a dar-se a recuperação dos "Rodrigues" que a meio da primeira volta já tinham alcançado o nosso atleta mais rápido na natação. No entanto, o Rogério demonstrou estar cada vez mais à vontade na bicicleta e conseguiu "colar-se" ao pequeno grupo liderado pelo Manuel Rodrigues, que bem tentou alcançar o grupo que rolava à sua frente com algum avanço, onde se integrava o outro atleta do Clube, mas sem sucesso, de modo que quando iniciaram o segmento de corrida, a diferença entre os nossos 3 atletas era sensivelmente de 30s entre eles.

Os 2,5 km de corrida foram realizados em muito bom ritmo, sempre a ultrapassar atletas, com o Gonçalo a resistir aos ataques do seu pai, conseguindo ser o primeiro atleta do Clube a cortar a linha de meta, com 6 segundos de vantagem para o pai e pouco mais de 1 minuto para o Rogério Araújo, que conseguiu melhorar o seu tempo do ano passado, nesta prova, em mais de 3 minutos.

Classificações dos atletas do Clube:

. 47.º (Geral) | 3.º S23 (Escalão) - Gonçalo Rodrigues (00:31:31);
. 50.º (Geral) | 2.º V2 (Escalão) - Manuel Rodrigues (00:31:37);
. 63.º (Geral) | 3.º V2 (Escalão) - Rogério Araújo (00:32:44).

De referir que o Manuel Rodrigues e Rogério Araújo foram respetivamente 2.º e 3.º classificados no escalão de Veteranos 2.

Publicado em 11/10/2012