Desporto

Clube Millennium bcp presente na maior prova de Triatlo em Portugal

10.ª edição do Half Ironman de Lisboa disputada no dia 2 de maio

No passado sábado, 2 de maio, realizou-se mais uma edição do Half Ironman de Lisboa que contou este ano com um grande número de atletas nacionais e estrangeiros. O nosso Clube esteve representado por um número recorde de associados que participaram nas diversas vertentes da prova.

Conforme já destacámos em notícia anterior, uma das nossas equipas de estafetas alcançou um brilhante 2.º lugar, tendo ficado a um escasso minuto do 1.º lugar, mantendo a nossa tradição na prova de estafetas, em que contamos com inúmeras presenças no pódio ao longo dos últimos anos. De destacar ainda o excelente 5.º lugar alcançado pela outra equipa de estafetas do nosso Clube, numa estreia absoluta de todos os elementos desta equipa. Desta forma, conseguimos duas posições de destaque nos primeiros 5 classificados das estafetas.

Na prova rainha (Half) contámos com uma elevada participação dos nossos atletas, tendo sido para muitos deles uma estreia na distância. Sobre estas estreias pedimos aos nossos atletas um relato da experiência individual de realizar uma prova desta dificuldade e também da preparação para a mesma. Os relatos são emocionantes e permitem, a quem não esteve lá, perceber e sentir a emoção dos que se desafiaram e ultrapassaram os seus limites. Convidamo-los a lerem os relatos em anexo (não se assustem com a extensão de alguns deles, até porque se eles conseguiram andar mais de 5 horas a nadar, pedalar e correr, vocês também conseguem ler estas histórias, e deixem-se desafiar... Para além dos estreantes, estiveram também os "repetentes" à procura de melhorar as suas marcas pessoais e de consolidar a experiência para desafios ainda maiores...

Mas outro dos grandes destaques da nossa participação vai para a "claque" de apoio! Também aqui, batemos recordes de participação e de entusiasmo. A acompanhar a nossa prestação tivemos colegas, amigos e famílias, numa grande festa de desporto e camaradagem. Deixamos aqui um agradecimento muito especial a todos os que participaram do "lado de fora" e que nos apoiaram de uma forma fantástica ao longo de várias horas. Deve-se a eles a extensa cobertura fotográfica que partilhamos convosco através dos links abaixo.

Muito Obrigado a todos! E até ao próximo Triatlo!

Notícia da prova retirada do site da Federação de Triatlo de Portugal:

Na competição disputada na distância olímpica da Batalha dos sexos, o vencedor da prova masculina foi Rodrigo Baltazar, que declarou: "Foi a minha primeira prova do ano. No ano passado acabou mal porque tive um acidente na bicicleta e a minha preparação começou mais tarde. Por isso não fiz a prova longa, decidi vir como um começo da época. Não podia ter começado melhor, foi excelente".

Na mesma competição, a prova feminina foi ganha por Liliana Alexandre. "Fiquei muito contente, sempre quis fazer esta prova e ter ganho foi espectacular! Sinto-me mais fraca no ciclismo, como era contra relógio dava para fazer um treino mais puxado, mas como consegui ter vantagem para a segunda classificada, na corrida geri o esforço".

Na prova de Triatlo Longo, foi o espanhol Hector Guerra o grande vencedor, logo seguido de Bruno Pais e José Estrangeiro. Para o atleta espanhol a parte final do percurso foi o que custou mais. "A prova foi difícil. A primeira parte na natação correu mais ou menos, estamos habituados a muitos dias de trabalho, mas os últimos cinco quilómetros custaram muito. O meu objetivo era realmente participar neste Triatlo pela sua importância".

Bruno Pais, que terminou em segundo, sentiu-se, também, um vencedor. "Sinto-me como se tivesse vencido, já conhecia o atleta que venceu. Conheço o seu historial, por isso estava à espera que fizesse uma grande prova. Para mim esta prova foi uma preparação para o Campeonato da Europa, o meu principal objetivo. No ano passado fui vice campeão da Europa, por isso este ano vou tentar defender novamente o pódio".

A fechar o pódio esteve o atleta José Estrangeiro, conseguindo um resultado motivador. "Foi a minha melhor prestação em termos desportivos. O resultado foi o melhor que consegui. A natação foi mais ou menos aquilo que estava à espera, não estava com grandes expetativas na natação. Saí-me bem na bicicleta e na corrida, senti que fiz uma corrida muito boa, forte. Consegui ganhar mais de dois minutos ao Belga que ia em terceiro e garanti o terceiro lugar. A última volta custou bastante, mas consegui gerir a vantagem que tinha".

Classificações da Prova

Links Fotos da Prova:

1
2
3
4

Relatos dos "rookies" em anexo:

Carlos Abrunhosa
Fernanda Ferreira
Filipe Horta
João Silva
Luís Faria
Paulo Marau
Pedro Fernandes (Equipa Estafetas)
Vitor Gomes

Publicado em 11/05/2015