Desporto

Cascais Long Distance Triathlon

Leia os relatos dos nossos super atletas!

Realizou-se no último domingo de setembro o Cascais Long Distance Triathlon, que marcou o regresso das provas de triatlo a Cascais. Estiveram presentes cerca de 800 atletas nas diferentes provas que constituíram este evento.

A prova foi organizada pela 3IronSports e foi uma das melhores provas de triatlo realizadas este ano, com a organização a proporcionar aos atletas uma prova num cenário fantástico e onde até as condições meteorológicas contribuíram para uma prova única. Outro dos aspetos mais interessantes da prova foi a numerosa assistência de público e que ajudou à grande festa desportiva. Uma palavra especial para a "nossa claque" que foi uma referência no apoio aos atletas em prova.

Em termos desportivos, o Clube Millennium bcp esteve presente com cerca de 40 atletas, naquela que é até hoje a nossa maior participação de sempre numa prova de triatlo. Os nossos atletas representaram o Clube em praticamente todas as provas (Long Distance Individuais e Estafetas, Cascais World Individuais e Estafetas Corporate e Super Sprint Individuais).

Na prova de Estafetas Corporate, destinada à competição entre equipas de empresas, a nossa equipa (Joana Arantes, Humberto Lomba e Pedro Martins) destacou-se, à semelhança do que já tinha acontecido no Triatlo Longo de Lisboa, conquistando o 1.º lugar e não dando qualquer hipótese à concorrência. As restantes equipas que fecharam o pódio, terminaram com mais de 10 minutos de diferença, em 2.º lugar a "In Events" e em 3.º lugar a "Mercedes1". Ainda nesta prova, a outra equipa do Clube (Jorge Fernandes, Nélson Costa e José Polido) conseguiu o 8.º lugar e a deixar excelentes referências para futuras participações.

Na prova Long Distance (distância half ironman) contámos com a presença de duas equipas na vertente de estafetas, tendo também uma das nossas equipas (Filipa Vilar, Eduardo Ferreira e Nuno Torcato) obtido o 3.º lugar do pódio. Ao nível individual, o destaque vai para o Paulo Quintino que obteve um excelente 3.º lugar no escalão 45-49.

E ainda nos destaques da nossa participação, uma referência especial à Sofia Ramalho que obteve um fantástico 2.º lugar das atletas femininas, na prova Super Sprint.

Em termos globais, na prova longa, o Bruno Pais no setor masculino e a Vanessa Pereira nas atletas femininas não deram qualquer hipótese aos restantes adversários. Bruno Pais venceu com o tempo de 3:54:31, com uma vantagem de mais de 7 minutos sobre o 2.º classificado - José Estrangeiro, tendo o pódio sido fechado pelo João Ferreira a mais de 8 minutos do 1.º classificado. Nas mulheres, a Vanessa Pereira também obteve uma vitória folgada em 4:40:35, deixando a Katarina Larsson a mais de 8 minutos e a 3.ª classificada - Andreia Ferrum - a cerca de 12 minutos.

No conjunto de tantas participações do nosso Clube, destacam-se as estreias de novos atletas na modalidade / distância e alguns repetentes. Como habitualmente, convidámos os que quisessem partilhar a sua experiência, a escrever um pouco sobre esta experiência. Convidamos-vos a lerem estas histórias e quem sabe um destes dias é a vossa vez de experimentar este desporto fantástico.

Pedro Quaresma

Relato de Filipa Vilar
Relato de Pedro Fernandes
Relato de Pedro Neves
Relato de Fernanda Ferreira
Relato de João Gonçalves
Relato de Nuno Prazeres
Relato de Humberto Lomba

Fotos (António Moriés)
Fotos (António Ramos)
Filme (Resumo da Prova)
Resultados

Publicado em 15/10/2015