Desporto

Campeonato Nacional de Aquatlo em Coruche

Nuno Prazeres sagra-se campeão nacional!

No dia 31 de julho decorreu na zona ribeirinha de Coruche o Campeonato Nacional de Aquatlo (natação, 750 metros, e corrida, 5 km).

Integrada numa autêntica festa do triatlo nacional, com a participação de mais de uma centena de jovens, alguns de muito tenra idade, esta prova fechou o longo programa do dia tendo contado com alguns dos melhores triatletas nacionais.

Num período em que as ausências por férias se fazem sentir, é magnífico ver-se tal participação, comprovando a enorme vitalidade da modalidade cuja federação é brilhantemente liderada pelo muito "nosso" Fernando Feijão.

As condições meteorológicas apresentaram-se difíceis com o calor da época a endurecer os esforços.

A água do Rio Sorraia estava a cerca de 23 graus o que obrigou a que o segmento de natação fosse disputado sem fato isotérmico, com a exceção regulamentar dos triatletas das classes de veteranos com idades superiores ou iguais a 50 anos.

O Clube, fazendo jus à sua larga tradição na modalidade, subiu ao lugar mais alto do pódio na classe de Veteranos 50-54 anos, com Nuno Prazeres (único atleta presente) a sagrar-se campeão nacional.

A prova correu da forma planeada, com o nosso atleta a marcar de perto os principais adversários no seu segmento mais fraco (a natação), para depois procurar fazer a diferença na modalidade onde está mais confortável (a corrida).

Depois de sair da água na segunda posição, o primeiro lugar foi assumido de imediato, fruto de uma transição muito rápida (implica despir o fato isotérico e calçar os sapatos de corrida num processo que nem sempre é isento de percalços).

Até final da prova, a diferença para os rivais foi aumentando sustentadamente situando-se na meta em mais de um minuto.

É de destacar o apoio prestado pelo Bruno Vaz (nesta altura afastado da modalidade por lesão mas com desejado regresso marcado para breve) e respetiva família que, além dos incentivos, ajudaram decisivamente na comunicação das diferenças, fator que se torna determinante na gestão do esforço em provas tão curtas.

Publicado em 02/08/2016 (Atualizado em 22/08/2016)