Desporto

"117 gramas por 354 dias. Uma Jornada pela Amizade"

Testemunho da autoria do nosso Associado e "Ironman" Miguel Santos Costa

Prefácio de Rogério Araújo

A prática desportiva congrega-nos na sua forma mais simples para uma valorização da vida saudável, para a libertação do stress e das tensões do dia a dia, para o que chamamos a obtenção do equilíbrio vital entre corpo e espírito. Na sua forma competitiva, a prática desportiva despoleta um apelo interior para o testar do limite das nossas capacidades físicas (performance) e mentais (determinação, enfoque, resistência à dor), individuais ou coletivas.

Esses limites são apenas uma mera fasquia do que nos propomos desafiar/conquistar/ultrapassar, mesmo quando o desafio não seja nosso e o incentivo proposto seja externo, de outrem ou de algo que nos faz apontar para o cume do Evereste e despontar aquela centelha de energia e força vitais que nem sempre sabemos que se encontra residente em nós e que nos permite atingir e ultrapassar aquela meta que pressuponhamos habitar apenas o mundo dos sonhos ou do impossível.

O texto é um momento de recensão sobre como a amizade é um trampolim para o que nos constrói na vida, na tarefa do auto conhecimento. A narrativa propõe-nos ainda uma viagem fascinante a esse mundo dos sonhos e da exploração extrema da energia vital que habita em nós e que descobrimos e testamos como uma prova de vida, da nossa vida, ligando-nos a tudo e todos os que nos significam e rodeiam, como peças fundamentais para atingirmos aquele fim, de superação, possibilitando elevar-nos para além do nosso limite, das nossas capacidades físicas e mentais. A prosa "quase literária", na opinião do narrador, expõe em detalhe esse caminho percorrido pelo autor para o seu "IRONMAN". Acima de tudo é um discurso mágico de como essa motivação nos explora por dentro e do significado da Amizade e da pertença a um Grupo.

O relato "117 gramas por 354 dias. Uma Jornada pela Amizade" é uma oferta de vida após uma prova de vida onde o narrador expõe como a Amizade e a importância do Grupo constituíram vetores que o ajudaram a atingir o Impossível, a fazer do Sonho, Realidade. Que esta publicação estimule outros a trazer mais gente para este Grupo e Clube de privilegiados e a encontrarem desafios onde possam superar-se.

Aceda aqui ao testemunho de Miguel Santos Costa.

Releia aqui a notícia do "Ironman Portugal - Cascais 2022".

Publicado em 05/07/2023