Cultura

Exposições «Photo Ark e Galeria da Biodiversidade» no Porto

"Se todos fizermos a nossa parte não é tarde demais!"

O mundo está louco. Esta é a frase que tenho repetido cada vez mais nos últimos tempos. E cada vez que olho para a ciência esta frase faz mais sentido.

Alguns dizem que as alterações climáticas não existem. Que podemos continuar a fazer explorações industriais e agrícolas para fazer face a uma cada vez maior procura. Mas o paradigma tem que alterar com o risco que as espécies sejam cada vez menos até à extinção... até à nossa extinção. O mundo é um mosaico onde todas as peças são fundamentais.

Esta é a reflexão que fica depois da visita ao Museu da Biodiversidade. Museu que surpreende a todos que o visitam pela primeira vez, o que aconteceu à maioria dos presentes nesta visita, que a propósito da exposição fotográfica do National Geographic, pela lente do Joel Sartore, foram na manhã cinzenta de sábado (3 de fevereiro) a este fantástico museu e seus jardins.

Este é mais que um museu. Esta é mais que uma exposição fotográfica. É um abre olhos, uma pedrada no charco para os mais desatentos. Se todos fizermos a nossa parte não é tarde demais!

Reportagem fotográfica: Carlos Paz.

Publicado em 01/06/2018