Desporto

Gerês Granfondo 2021

Rui Silva e Marília Azevedo, vindos dos Açores, e Hugo Pereira, foram os nossos grandes representantes no Parque Nacional Peneda-Gerês

Relato do Associado Rui Silva

O Gerês Granfondo 2021 foi um excelente regresso dos eventos de ciclismo promovidos pela "Bikeservice". Tendo decorrido no passado dia 6 de junho de 2021, entre os 1.000 inscritos estávamos nós, Rui Silva e Marília Azevedo, vindos da ilha de São Miguel nos Açores. A participação foi na distância do "Mediofondo", com 101 km e 1950 metros de elevação.

Desde o dia que antecedeu o evento associado a todo a logística que é natural nesses eventos, foi de salientar o ambiente extraordinário que se fez sentir mesmo no contexto atual e com todas as regras e restrições impostas devido à pandemia Covid-19. É de louvar todos os esforços que foram feitos para que o evento pudesse acontecer de forma segura para a saúde de todos os intervenientes.

Optámos por participar na classe de "Duplas Mistas" e do qual foi mesmo muito bom conseguir voltar a participar nestes eventos, viver a adrenalina no momento da partida, sentir a dureza da elevação e das inclinações que caracterizam estes Granfondos, ver as lindas paisagens de cortar a respiração e chegar à meta com toda aquele alegria e satisfação de missão cumprida!

Que continuem os eventos, em segurança e com todo o profissionalismo que já nos habituaram. Haja saúde!

Relato do Associado Hugo Pereira

Gerês Granfondo 2021: o pontapé de saída para os Granfondos pós-pandemia com todos os participantes ávidos por poderem voltar a competir. A organização do evento esteve irrepreensível, com todas as normas de segurança da DGS a serem cumpridas (controlo de temperatura na linha de partida, partidas desfasadas por categoria e escalão, máscara obrigatória em todos os pontos de paragem, abastecimentos somente com líquidos e apenas manuseados pela organização, entrega de medalhas e de kit devidamente higienizados). Assim sendo, fica o mote para futuros eventos, que desta forma podem sem dúvida ser realizados.

Quanto à prova propriamente dita, não ia confiante numa grande prestação, uma vez que nas últimas duas semanas, por indicação médica, não me tinha sido possível treinar. Para além disso, tratava-se do meu 1.º Granfondo oficial e embora este apresentasse uma menor distância (117 km), comparado com outros, ainda assim tinha a subida a Germil e um acumulado de elevação superior a 2.000 metros.

Comecei bem a prova e nos primeiros 70 km estava com uma média superior a 32 km/h e já com um acumulado perto dos 1.000 metros. Mas a seguir, na subida em pavé para Germil, acabei por furar e perder mais de 10 minutos, juntamente com a quebra causada pelo calor do meio-dia. Depois dessa subida, sabia que só teria mais uma (Brufe), após a descida espetacular para a Barragem Vilarinho das Furnas, com uma paisagem de cortar a respiração.

No final, houve tempo para confraternizar com o colega Rui Silva e esposa Marília Azevedo, que tinham vindo dos Açores para fazer a prova Mediofondo em dupla.

Fica o apetite para os próximos Granfondos! Venham eles.

Publicado em 21/06/2021